sábado, 4 de junho de 2022

Devo usar o meu FGTS para investir na Eletrobras?

 




Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre uma novidade recente no mercado financeiro: o Governo Federal permitirá o uso de até 50% do FGTS para investir na empresa de energia elétrica estatal Eletrobras, que está em processo de privatização (fonte). Para saber como investir usando o seu FGTS, clique aqui. Vou explicar neste artigo se vale a pena ou não investir na Eletrobras usando o seu FGTS.       

   Primeiramente, o leitor precisa saber que o FGTS rende 3% ao ano, não chegando a repor a inflação nem de longe. É absolutamente a pior aplicação financeira que existe. Partindo desse pressuposto, pode-se perceber que muito provavelmente qualquer investimento no mercado financeiro, no longo prazo, proporcionará um retorno muito maior do que o FGTS. Mas não podemos esquecer de um elemento presente em qualquer investimento: o risco!    

   Ações de empresas são investimentos de renda variável. Isso significa dizer que eles podem ter um retorno muito bom como também podem ter um retorno muito ruim, no longo prazo. Baseando-se nisso, caso você nunca tenha investido numa ação de empresa, você deve refletir se você tem estômago suficiente para encarar a volatilidade do preço das ações da Eletrobras ao longo dos anos.  

    Uma forma prática de você saber se você tem estômago para tal é você analisar o seu perfil de risco nos investimentos. Se você é uma pessoa com perfil conservador, que não gosta de assumir risco e preza, sobretudo, por segurança, aconselho a não investir na Eletrobras. Agora, se você é uma pessoa com perfil agressivo, que tem uma tolerância maior ao risco, aconselho a investir.    

   Saindo da análise micro, e partindo para uma análise macro, vejo esse movimento como positivo por parte do governo, pois fomenta o desenvolvimento do mercado de capitais no nosso país na medida em que “planta uma semente” na nossa sociedade, desenvolvendo uma cultura de investimentos, principalmente se mais movimentos como esse se repetirem no futuro.    

 

 Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário