sexta-feira, 3 de junho de 2022

Dividendos não é tudo!

 





Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre uma estratégia muito difundida por alguns influenciadores digitais atualmente, que é a estratégia de investimentos em ações de empresas pagadoras de dividendos. Quero lhe alertar neste artigo que essa estratégia não é a melhor! Existe uma estratégia melhor que vou te mostrar agora. Mas antes de mostrar eu preciso explicar alguns pontos a você.     

   Primeiramente, você precisa compreender que a pedra angular de qualquer carteira de investimentos é o binômio risco-retorno. Risco e retorno são diretamente proporcionais. Quanto maior o risco, maior o retorno. A sua tarefa principal como investidor é simplesmente chegar a um denominador comum para o risco-retorno da sua carteira, ou seja, saber dosar a quantidade de risco presente na sua carteira dada a quantidade de retorno que você deseja alcançar. Em outras palavras, a que custo (risco) você deseja alcançar determinado retorno. O Santo Graal de qualquer carteira de investimentos é alcançar o máximo de retorno possível correndo o mínimo de risco possível. Pegou a visão?

   Agora compreenda que para você alcançar o Santo Graal, você precisa diversificar com sabedoria a sua carteira de investimentos. E não necessariamente você diversificará bem a sua carteira investindo apenas em ações de empresas pagadoras de dividendos ou em fundos imobiliários, ou em ambos. Você precisa diversificar em classes de ativos diferentes, em ativos diferentes e de boa qualidade, e em geografias diferentes.

    Compreenda que você NÃO pode analisar um ativo somente pelo quanto que ele gera de dividendos para você. Dividendos são consequência dos resultados alcançados pelas empresas. Após terem lucros, as empresas podem pagar dividendos aos seus acionistas como também podem reinvestir esses lucros para que elas possam crescer.   

  Quando você for analisar uma empresa, você precisa analisar o todo! Caso você analise apenas o dividend yeld, que é o indicador de quanto a empresa paga de dividendos em relação ao preço delas, você poderá ter sérios problemas com essa empresa no futuro. E isso pode acontecer pelo simples fato de uma empresa poder pagar dividendos aos seus acionistas através de dívidas e não através de resultados.   

  Peguemos como exemplo o caso da empresa de telecomunicações Oi, que era uma das empresas que mais pagavam dividendos aos seus acionistas entre os anos de 2007 e 2013 e está em recuperação judicial há vários anos. Era um verdadeiro “castelo de areia”. Mas não precisamos ir muito longe! Caso você já invista em ações, você pode perceber que existem várias empresas do setor de utilidades públicas, como energia elétrica, saneamento e gás, que pagam ótimos dividendos, mas estão com dívida líquida alta e pouco caixa. Por quanto tempo essa política de dividendos se sustenta?

  Por outro lado, temos incontáveis exemplos de ativos de qualidade no Brasil e no mundo que não pagam muitos dividendos, mas que devem ser considerados na formação de qualquer carteira de investimentos.    

  Compreenda, meu caro leitor, que quanto menos conhecimento você adquire, mais dependente das dicas de terceiros você ficará! Esses terceiros têm conflitos de interesses e não estão preocupados com os seus resultados, mas com as metas deles. Para se livrar dessa dependência, estude e pratique incansavelmente. Apenas dessa forma você conseguirá adquirir o conhecimento necessário para alcançar os seus objetivos.

 

 Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário