quinta-feira, 29 de abril de 2021

Proteja a sua empresa de você mesmo!

 




Olá pessoal,

 

  Conforme eu já havia explicado diversas vezes nos artigos sobre empreendedorismo (veja aqui), é de suma importância que o empreendedor tenha educação financeira suficiente para tocar um negócio. Tomando isso como premissa básica de empreendedorismo, é necessário que o empresário cuide muito bem do caixa da empresa, sob pena de endividar-se excessivamente. Vou explicar melhor.              

  Eu, particularmente, vejo muitos bons empresários tendo dificuldades de administrar o caixa da empresa. Durante essa pandemia, isso se tornou mais evidente do que nunca. E esse tipo de dificuldade decorre justamente da falta de educação financeira dos empresários.               

  O que acontece na prática? Nos primeiros anos da empresa, o proprietário ao se deparar com um resultado excelente, resolve “raspar” o caixa da empresa. Ele pensa da seguinte forma: “trabalhei duro durante todos esses anos, aportei uma fortuna nessa empresa, me arrisquei, agora eu vou aproveitar porque eu também sou filho de Deus. Eu também mereço”. É aí que mora o problema.                     

  Assim como você deve formar uma reserva de emergência para lidar com imprevistos, a sua empresa também deve ter uma reserva de emergência para lidar com imprevistos. Sabemos que num país como o nosso, onde precisamos lidar com insegurança jurídica e graves problemas sociais, cada empresa precisa se proteger desse tão famigerado Risco Brasil.    

  Para mensurar corretamente o quanto você deve deixar em caixa para formar a reserva, leve em consideração o custo mensal para manter a sua empresa. Recomendo uma reserva equivalente a 12 meses de custo mensal. Se não puder, recomendo no mínimo 6 meses.   

  Você pode estar se perguntando agora: “e se não aparecer nenhum imprevisto? O que eu faço com o caixa acumulado?”. E eu te respondo: você vai reinvestir na sua empresa. Para isso você precisa traçar metas e seguir um planejamento para alcança-las.

  Compreenda, meu caro colega empresário, que o investimento num negócio próprio é um investimento de longuíssimo prazo. Você não pode simplesmente consumir os lucros dela integralmente nos primeiros anos. Você precisa ter caixa para lidar com imprevistos e reinvestir.

  Somente após a sua empresa amadurecer, pronta para lidar com imprevistos, concorrência e outras adversidades, é que você poderá retirar mais recursos dela. Até lá, preserve o caixa.     

    Se você deseja educar-se financeiramente para atingir a sua independência financeira e bancar o padrão de vida que você sempre desejou, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página). Terei o maior prazer em atendê-lo.        

               

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário