domingo, 18 de abril de 2021

Como resistir às tentações e começar a investir?

 




Olá pessoal,

 

  Vocês que estão buscando Educação Financeira para começar a investir já devem ter se perguntado várias vezes: “Meus Deus, como eu vou conseguir abdicar das tentações do presente para conquistar algo num futuro que eu nem sei se vai chegar?”. Eu sei que para quem nunca teve o hábito de poupar ao longo da vida se torna uma tarefa árdua começar a poupar agora. Mudar é muito difícil para qualquer ser humano. Mas não se desespere. Vou passar algumas dicas de como poupar para vocês que estão nessa situação.          

  Acredito que você já deve ter recebido várias dicas ao longo da sua vida para criar hábitos saudáveis, não é mesmo? Afinal, quem nunca recebeu dicas para criar uma rotina diária de estudos? Quem nunca recebeu dicas para seguir à risca uma dieta de emagrecimento? Quem nunca recebeu dicas para aumentar a produtividade? Enfim, a lista é longa. Mas o que eu quero mostrar para vocês é que é possível sim seguir algumas dicas para criar o hábito de poupar. Não é muito diferente de estudar, comer saudavelmente e produzir mais.        

  Para facilitar vamos exemplificar um pouco. Quando você tenta criar uma rotina de estudos, o que você faz? Você simplesmente aciona gatilhos mentais! A variedade de gatilhos é muito grande. Por exemplo, se você está estudando para o vestibular de medicina, coloque em algum local visível uma foto montagem de você vestido de jaleco e com estetoscópio. Se você está estudando para um concurso público concorrido, coloque em algum local visível a foto do contracheque do cargo que você almeja. Se você está seguindo à risca uma dieta de emagrecimento, coloque etiquetas com frases depreciativas nas comidas gordurosas que você coloca na geladeira ou coloque em algum local visível uma foto montagem de você sarado e esbelto.               

  A mesma coisa poderá ser feita em relação ao hábito de poupar e investir. Primeiramente, você pode adotar como gatilho uma cédula velha de real ou dólar e anotar nela o valor que você almeja alcançar no futuro. Depois coloca num local que seja visível para você todo dia. Depois, você pode adotar como gatilho fazer comparações de valores antes de comprar qualquer coisa por impulso. Por exemplo, quando você for comprar uma roupa sem necessidade que custe X reais, você pode pensar: “O preço dessa roupa é o mesmo preço da cota do ETF ou fundo de investimento XYZ. Ou da cota do fundo imobiliário WZK. Ou da ação XPTO.”. Você imediatamente faz uma comparação de valor. Lembre-se sempre que preço é diferente de valor. Preço é o que você paga e valor é o que você leva para casa.

  A ideia é que você mantenha a motivação ao longo da jornada para não perder a disciplina. Muitos especialistas pregam que a disciplina é mais importante do que a motivação. Mas se esquecem de lembrar que o ser humano é um ser complexo que vive eternamente em conflito.

  O nosso cérebro é preguiçoso por natureza e sempre vai encontrar alguma forma de nos sabotar. Não permita que isso aconteça acionando gatilhos mentais que te lembre todo dia o que te motiva a continuar em frente.

  Se você deseja educar-se financeiramente para atingir a sua independência financeira e bancar o padrão de vida que você sempre desejou, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página). Terei o maior prazer em atendê-lo.        

               

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário