domingo, 25 de abril de 2021

Alimentação: o maior gargalo do seu orçamento!

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de tratar a respeito do maior vilão de qualquer orçamento doméstico: alimentação. Vou explicar para vocês neste artigo como os gastos com alimentação se tornam de longe o item mais impactante dentro do seu orçamento.      

  Primeiramente, gostaria de lembrar a todos que não estou aqui aconselhando vocês a se privarem de suas comidas prediletas. Seria estúpido da minha parte propor algo do tipo, até porque isso não funciona num controle de gastos para poupar mensalmente. Agora eu vou mostrar para vocês o que acontece no nosso cotidiano:


1) Já pararam para perceber que a maioria esmagadora de nós faz uma lista de compras quando vai ao supermercado, mas nunca estabelece um limite mensal de quanto gastará com esse item? Afinal, quando vamos ao supermercado com os nossos filhos, é muito comum que acabemos cedendo diversas vezes aos caprichos deles: sorvetes, diversos pacotes de biscoitos, iogurtes de diversos sabores, diversos salgadinhos industrializados, e por aí vai... A lista é grande. Não estou propondo dizer não a tudo que eles pedem, mas sim impor um limite para que você não perca o controle do que você gasta com a comida de casa; 


Os preferidos das crianças


2) Falem a verdade: quando vocês vão a uma padaria, não bate aquela vontade de sair colocando várias comidinhas gostosas na cesta? Sempre tem algo novo que você quer experimentar. Muitas vezes é um bolo com um recheio diferente, um prato regional mais elaborado ou uma comida diferente que cai muito bem nas entradinhas que você serve aos seus amigos na sua casa. Um gatilho que você pode adotar nesse caso é estabelecer um valor teto para gastar no estabelecimento antes de pisar o pé nele;


Os preferidos dos adultos


3) Quando vocês vão a um restaurante muito bom com a família, torna-se muito difícil resistir às opções do cardápio, não é mesmo? Na maioria das vezes nós nem olhamos o preço do lado da opção. Afinal, quem nunca foi a um restaurante e tomou um susto ao se deparar com a conta? Nesse caso vocês podem adotar o mesmo gatilho adotado no item anterior. Já estabeleça um valor teto antes de sair de casa.

 

  Eu, particularmente, tenho prazer em comer. Muitas vezes torna-se difícil para mim controlar esse item no meu orçamento e acredito que muitas pessoas passam por essa mesma dificuldade.  

  Uma opção para resolver esse problema é diminuir os gastos com outros itens que não sejam tão importantes para você. Devemos lembrar também que alimentação é um item de necessidade básica e deve ser priorizado em qualquer orçamento, principalmente quando você tem filhos.  

  Mas isso não quer dizer que você deva comprometer o seu orçamento com esse item. Você pode e deve impor limites na comilança. Um gatilho mental que funciona bastante para mim é sempre lembrar que determinados alimentos fazem mal à minha saúde quando consumidos em excesso, enquanto que outros fazem bem à minha saúde quando consumidos diariamente. Portanto, eu sigo uma dieta regrada de segunda a sexta e relaxo um pouco no final de semana. Se vou ao supermercado, evito colocar na cesta alimentos industrializados ricos em gordura e açúcar, mesmo sabendo que são deliciosos!                                                

  Se você deseja educar-se financeiramente para atingir a sua independência financeira, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página). Terei o maior prazer em atendê-lo.        

       

Abraços,

 Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário