quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Simplifique a sua vida!

 



Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês devem estar achando o título deste artigo estranho, afinal você pode simplificar a vida de várias maneiras. Mas como esse blog trata de finanças e economia, vou discorrer sobre a simplificação patrimonial e financeira que, podem ter certeza, impacta de maneira relevante a sua vida.              

   Vocês já se perguntaram por qual motivo todos os educadores financeiros, assim como eu, recomendam investir através da bolsa de valores para formar patrimônio? Não sabem? A resposta se resume a uma única palavra: liquidez. Quando você investe em ações de empresas sólidas, cotas de fundos imobiliários e cotas de ETF’s e/ou fundos de investimentos, você consegue rentabilizar o seu patrimônio e ao mesmo tempo consegue resgata-los para formar caixa quando bem entender, ou seja, tem liquidez. Dependendo do ativo específico em que você investe, você pode convertê-lo em dinheiro em questão de dias, sem correr um risco de liquidez muito alto, ou seja, sem correr o risco de vender por um preço bem abaixo do preço de aquisição (prejuízo).  

  E em relação ao imposto de renda na venda com ganho de capital? No caso das ações, se você vender até R$20 MIL num determinado mês, você não precisa recolher o imposto de renda incidente sobre o ganho de capital. Se você vender acima desse limite, recolhe 15%. No caso dos fundos imobiliários, independente do valor você recolhe 20% de imposto de renda incidente sobre o ganho de capital. No caso dos ETF’s, independente do valor você recolhe 15% de imposto de renda incidente sobre o ganho de capital. No caso dos fundos de investimentos, vai depender do tipo de fundo. Se for de renda fixa, multimercado ou cambial, recolhe o imposto de renda sobre o rendimento de acordo com uma tabela regressiva conforme modelo abaixo. Se for de ações, recolhe 15% sobre o rendimento independente do prazo de aplicação. Mas não se preocupe, o próprio gestor do fundo recolhe na fonte esse imposto de renda e credita o valor do resgate já descontando o imposto.



   Qual é o grande problema de investir apenas em imóveis físicos, que é a forma mais tradicional de investir dos brasileiros? Risco de liquidez muito alto, ou em bom português, falta de liquidez. E para piorar a situação, muitos brasileiros investem de forma alavancada, ou seja, financiando os imóveis. A bolha do subprime nos EUA em 2008 foi causada por essas alavancagens (assistam o filme A Grande Aposta no Netflix). Mas não se iludam: o risco de uma bolha como essa acontecer no nosso país é ínfimo, haja vista termos um gigantesco déficit habitacional (fonte), ou seja, temos uma demanda muito grande. Mas voltando ao assunto, quando você investe em imóveis com financiamento, além de pagar juros exorbitantes para o banco, você ainda corre o risco de ter que vender com prejuízo, caso você precise de dinheiro imediatamente, mas não tenha nenhuma reserva de emergência. O seu prejuízo é dobrado! Além da falta de liquidez, some-se o fato de que as despesas são muito altas no caso de vacância do imóvel. Podemos destacar a taxa condominial, o IPTU e todas as despesas correlatas à manutenção do imóvel. Tudo isso gera uma dor de cabeça muito grande. Mesmo que você seja rico e tenha capital suficiente para formatar uma holding imobiliária, procure diversificar uma parte do seu capital total na bolsa de valores através dos fundos imobiliários, caso você goste muito dessa classe de ativos (imóveis). Esses fundos investem em imóveis dos mais diversos segmentos, localizados em regiões altamente valorizadas e administrados por empresas especializadas, que por sua vez cobram uma taxa de administração dos seus cotistas.

  Simplifique a sua vida se livrando de problemas decorrentes de más decisões de investimento. Procure investir em algo que lhe dê rentabilidade e um mínimo de liquidez. Como diz um ditado: “não procure sarna para se coçar”. Nenhuma modalidade de investimento precisa lhe dar dor de cabeça para rentabilizar o seu patrimônio. Investimento existe para que você possa desfrutar das coisas mais importantes da sua vida. Pensem nisso!    

      

Abraços,

Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário