quinta-feira, 7 de maio de 2020

Seja um exemplo para a família e os amigos


Olá pessoal,


  Após você entender o efeito benéfico dos juros compostos ao longo do tempo e a possibilidade de conquistar a independência financeira e até mesmo a riqueza, com certeza você deve estar sentindo falta de algo mais nesse processo de formação de patrimônio através dos investimentos. Acredito que esse algo mais seriam as pessoas ao seu redor, que fazem parte do seu convívio, caminharem juntamente com você nesse processo, tomarem conhecimento da possibilidade real de alcançar as mesmas metas de independência e riqueza e replicarem essa “filosofia de vida” (sim, podemos definir dessa forma) para as outras pessoas, gerando um círculo altamente virtuoso de prosperidade. Mas veremos que isso não é tão simples como parece.
  A cultura de poupança e investimento, muito presente nos países capitalistas mais desenvolvidos, nunca foi predominante no nosso país. Herdamos de Portugal, nossa antiga metrópole, um Estado intervencionista e centralizador que persiste até os dias atuais. Por isso ainda persistem mitos sobre aposentadoria e investimentos no nosso país, como uma Previdência Social “autossustentável”, uma Caderneta de Poupança “segura e rentável” (uma jabuticaba brasileira), um “porto seguro” eterno em imóveis e uma loteria “sempre da sorte”. Essas idiossincrasias brasileiras são frutos de uma cultura perniciosa que atravessa gerações e que nos mantêm ignorantes financeiramente e reféns de promessas demagogas feitas por políticos. Experimentem criticar a sustentabilidade da Previdência Social, ou a segurança dos imóveis, ou a perseverança de quem aposta na loteria todo santo mês. Vão te chamar de tolo ou qualquer outra coisa do tipo. Não é fácil no nosso país disseminar a educação financeira. É quase como pregar no deserto. Para quem está começando, obviamente. E boa parte dessa dificuldade é decorrente do componente cultural que alimenta crenças limitantes nas mentes dos brasileiros de geração em geração.
  Mas há motivos para sermos otimistas. Nunca antes na história do nosso país tivemos tantos disseminadores de educação financeira, disseminação essa aumentada pelo surgimento de digital influencers na área de investimentos e finanças que conseguem apresentar um bom conteúdo em um nível de escala muito grande. Esses influenciadores são a primeira referência de muitos investidores que por sua vez serão os exemplos para a sua família e amigos. Mas o investidor não se torna um exemplo para eles do dia para a noite. Geralmente se torna após se tornar independente e ter disseminado antes a educação financeira como elemento transformador na vida das pessoas. Até lá não sobrarão críticas a você. Até elas verem que você conseguiu atingir o patamar financeiro que você tanto almejava.
  Portanto, caro investidor, comece agora mesmo, alcance todas as suas metas, realize sonhos que você sequer sonhou um dia e seja um exemplo para a família e amigos. Acreditem, é possível! 


Abraços,
Seja Independente

2 comentários:

  1. Show, curti demais o seu blog, estou começando minha Jornada.
    ainda estou começando o meu site e meus aportes, se poder dar uma olhada la depois agradeço.
    Bora alcançar a grande liberdade Financeira.

    https://eucandido.com

    ResponderExcluir
  2. eucandido, fico muito feliz em saber que você curtindo o meu blog. Espero poder estar ajudando. Vi o seu blog e achei muito bacana. Continue assim. Vamos alcançar a liberdade financeira e transformar a vida de outros brasileiros através da educação financeira

    Grande abraço

    ResponderExcluir