quarta-feira, 6 de maio de 2020

Posso me tornar rico?


Olá pessoal,

  Talvez alguns investidores se perguntem: “Posso me tornar rico?”. E a resposta é: se você quiser, sim. Se um dos seus objetivos de vida é se tornar rico no futuro, então sim, você se tornará rico um dia através dos seus investimentos. Mas o processo para se alcançar a riqueza através do mercado financeiro não é tão simples assim. 
  O processo é longo, tedioso e requer muita disciplina. É mais uma questão de temperamento do que de inteligência. É preciso antes ajustar o mindset necessário para o enriquecimento no longo prazo, caso contrário o investidor provavelmente desistirá no meio do caminho. Se o investidor acha que não haverá nenhum problema em consumir os rendimentos, deixando de reinvestir para que possa aumentar o efeito exponencial dos juros compostos. Que poderá resgatar os investimentos parcialmente durante o processo. E que poderá aumentar o padrão de vida aumentando os seus gastos, nem que seja necessário se endividar. Então o investidor escolheu o caminho errado para enriquecer. Sugiro escolher outro caminho para tal. Talvez o investidor tenha um perfil mais apropriado para ser um empreendedor, um profissional liberal, um executivo de empresa privada, um funcionário público do alto escalão do governo, etc. Mas não para ser um investidor do mercado financeiro.
  Na cabeça da maioria das pessoas que pretendem um dia se tornarem ricas, o estereótipo perfeito de uma pessoa rica é aquela pessoa que mora numa mansão, veste roupas e joias caras, tem uma coleção de carros esportivos, tem um jatinho particular, etc. Mas esse tipo de estereótipo não faz parte da realidade da maioria dos investidores mais ricos do mundo. E exemplos não faltam. Uma das pessoas mais ricas do mundo, o megainvestidor bilionário Warren Buffett, ainda mora na mesma casa de cinco quartos que comprou em 1957 por US$31.500,00 em Omaha (EUA). Muitos que não conhecem a sua história podem o achar uma pessoa extremamente sovina, mas não sabem que ele é um dos maiores filantropos da humanidade ao lado do seu amigo também bilionário Bill Gates, doando mais de 80% da sua fortuna para diversas instituições filantrópicas. Existe um exemplo também no Brasil. Trata-se do maior investidor pessoa física da Bolsa de Valores brasileira, o megainvestidor bilionário Luiz Barsi Filho. Ele vai para o seu escritório em São Paulo de metrô, todos os dias. 


Warren Buffett


Luiz Barsi

  Obviamente que não pretendemos criar um estereótipo ao avesso do da maioria das pessoas ricas para esses megainvestidores que fizeram fama e fortuna. Não sugerimos que o leitor faça exatamente o mesmo. Um meio-termo pode ser encontrado no meio do processo tranquilamente. Apenas queremos alertá-los de que o “perfil padrão” de uma pessoa rica não representa exatamente a realidade de um investidor rico, pois o racional por trás do desempenho do investidor rico é diferente do racional por trás do sucesso de uma pessoa rica que trilhou um caminho diferente. Para quem tem um perfil similar ao desses megainvestidores, alcançar a riqueza através dos investimentos será algo bem mais factível do que para aquelas pessoas que não tem. São pessoas muito pacientes, com grande facilidade para entender negócios através da análise de demonstrações financeiras e que levam uma vida simples sem grande ostentação (discretas). 
  O investidor ainda pode estar se perguntando: “tudo bem, eu já entendi. Mas se eu não tiver o perfil ideal, significa dizer que eu não conseguirei alcançar a riqueza através dos investimentos?” E a resposta é: não necessariamente. Dependerá de quão longo é o seu horizonte de investimento, do valor médio mensal investido ao longo do processo – o quanto você consegue poupar e investir mensalmente – e o seu nível de habilidade para selecionar bons ativos para a sua carteira ou do profissional contratado por você para realizar tal atividade, caso não tenha interesse ou aptidão para tal. Então a pergunta que fica é: “O quão disposto você está para se sacrificar no presente com o intuito de enriquecer no futuro?”


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário