quarta-feira, 27 de maio de 2020

Foque sempre em valor!


Olá pessoal,

  Talvez muitos não concordem comigo, mas às vezes tenho a percepção de que muitos investidores iniciantes não costumam focar no detalhe mais importante na hora de investir em ativos de renda variável, que é a geração de valor. Muitos adotam estratégias diferentes do Buy and Hold, como o Swing Trade, onde o investidor compra e vende ativos em um determinado período seguindo recomendações de terceiros, ou operando derivativos, sendo as opções de compra (call) e venda (put) de ações ou índices as mais comuns. E há quem foque exclusivamente no recebimento de dividendos, se baseando no ranking de dividendos, mesmo sem analisar previamente os fundamentos dessas empresas.
  Não vejo como um problema em si adotar essas estratégias, pois depende do perfil de cada investidor. Mas não vejo muita vantagem em adotar essas estratégias para quem não vive do mercado financeiro. Estratégias mais “ativas” tomam mais tempo e aumentam os custos com corretagem e emolumentos. Aconselho focar na estratégia Buy and Hold e focar no aumento da renda proveniente do seu trabalho, pois com essa estratégia é perfeitamente factível alcançar a independência financeira sem correr grandes riscos, até mesmo para aquelas pessoas que não vivem do mercado financeiro e precisam de uma assessoria para investir.
  Há quem pregue no mercado financeiro a adoção da análise fundamentalista e da análise técnica para investir em ações, alegando que um complementa o outro. Particularmente não curto análise técnica, pois não adoto estratégias ativas para a minha carteira. Prefiro a análise fundamentalista para saber se aquela empresa é capaz de gerar valor para o acionista no longo prazo. No final das contas, o investidor irá perceber que o valor gerado pela empresa é o que realmente importa, independente de estar no topo do ranking de distribuição de dividendos em um determinado ano ou ser considerada um case de turnaround por analistas de valores mobiliários.
  É como eu disse anteriormente, depende muito do perfil do investidor. Se ele aceita correr riscos maiores para ter retornos maiores no curto prazo, tudo bem. Vá em frente. Apenas esteja ciente de que vai tomar muito o seu tempo e talvez mais na frente você tenha que assumir as operações como a sua atividade principal. Você vai viver disso. Caso contrário, sugiro adotar mesmo o Buy and Hold como estratégia de investimento e focar na sua ocupação principal. E se não souber ou não tiver interesse em aprender, mas tiver consciência da importância de investir para a preservação do poder de compra, sugiro contratar uma assessoria de investimentos.


Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário