terça-feira, 11 de maio de 2021

Qual é o melhor fundo de investimento para mim?

 




Olá pessoal,

 

  Muitos investidores iniciantes se questionam constantemente em relação aos fundos de investimentos ideais para a carteira. Já tratei a respeito dos fundos de investimentos em diversos artigos (ver aqui). Mas hoje eu tratarei desse tema de uma forma mais objetiva.    

  Existem 2 grandes troncos de fundos de investimentos: os fundos abertos e os fundos fechados.            

  Os fundos abertos são mais simples, pois eles possuem um gestor que tomará todas as decisões de investimentos e será responsável pelo recolhimento dos impostos e, sendo assim, o cotista do fundo poderá aplicar e resgatar quantas vezes ele quiser sem se preocupar com o recolhimento do imposto de renda sobre o ganho de capital (lucro).

  As desvantagens dos fundos abertos são: 1) a taxa de administração cobrada dos cotistas é alta, já que uma empresa especializada em gestão de investimentos é contratada para gerir todo o patrimônio líquido dos cotistas; 2) sofre a incidência do imposto de renda come-cotas, que é uma antecipação do recolhimento do imposto de renda que ocorre a cada seis meses, no último dia de maio e no último dia de novembro. Esse nome vem justamente do fato desse imposto deduzir as cotas que os cotistas têm no fundo, ao invés de reduzir o valor da cota. O único fundo aberto que não sofre incidência do come-cotas é o fundos de ações.                   

  Os fundos fechados são mais complexos. Destaco nesse tronco os fundos imobiliários e os ETF (Exchange Traded Funds). As cotas deles são compradas da mesma forma que você compra ações, através do home broker. Portanto, você não pode entrar e sair deles como nos fundos abertos. Você precisa vender as cotas no mercado secundário, sendo responsável inclusive pelo recolhimento do imposto de renda sobre o ganho de capital (lucro). Além disso, a escolha desses fundos requer mais estudo.  

  As vantagens dos fundos fechados, no caso, fundos imobiliários e ETF, são: 1) a taxa de administração cobrada dos cotistas é menor. Alguns fundos imobiliários cobram uma taxa relativamente mais alta, porém geram um retorno maior para o cotista. Os ETF são fundos de índices com estratégia passiva, ou seja, eles apenas replicam um determinado índice do mercado, refletindo consequentemente num menor trabalho para o gestor, que por sua vez cobrará uma taxa de administração muito menor; 2) pelo fato de terem menor taxa de administração, tendem a gerar maiores retornos para os seus cotistas no longo prazo sem correr muitos riscos.                            

  A escolha do tronco se dará pelo perfil de risco do investidor. Aquele investidor com perfil mais conservador provavelmente optará pelo tronco dos fundos abertos, já que ele não tem interesse em estudar o mercado para assumir mais riscos e muito menos ter o trabalho de recolher impostos. Já aquele investidor com perfil mais arrojado terá uma preferência pelo tronco dos fundos fechados, já que a disposição para análise de ativos e recolhimento de imposto de renda será sempre presente. O investidor com perfil moderado é aquele tipo de investidor que poderá ter ambos os troncos de fundos em sua carteira. Ou, dependendo do nível de conhecimento dele, ter apenas um tronco de fundos.   

  Fundos de investimentos são ótimos veículos de investimentos apropriados para qualquer perfil de risco. No meu entendimento, eles devem estar presentes em qualquer carteira individual para fins de diversificação.   

  Se você deseja educar-se financeiramente para atingir a sua independência financeira, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página). Terei o maior prazer em atendê-lo.        

       

Abraços,

 Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário