quinta-feira, 13 de maio de 2021

Checklist para escolher fundos de investimentos!

 




Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês que estão iniciando uma carteira de investimentos tem muitas dúvidas quanto à seleção dos fundos de investimentos. Vou passar um checklist prático para selecionar os seus fundos.    

  Primeiramente, existem 2 grandes troncos de fundos de investimentos: os fundos abertos e os fundos fechados. Você deve saber qual tronco de fundos melhor se adequa ao seu perfil de risco e aos seus objetivos. Podem ser os dois. Após isso você seguirá esse checklist abaixo:


1) Procure saber o nível de risco do fundo de investimento. Esse nível é medido numa escala de 1 a 5, onde 1 é risco muito baixo e 5 é risco muito alto;

 

2) Procure saber o tipo de fundo de investimento, podendo ser de renda fixa ou de renda variável. Os de renda fixa têm um risco mais baixo e os de renda variável têm um risco mais alto;

 

3) Procure saber o objeto do fundo de investimento, podendo ser atrelado aos títulos públicos ou a títulos de crédito privado, na renda fixa, adotando como referência a taxa Selic, o IPCA (inflação) ou o CDI. Ou podendo ser atrelado às ações ou ao câmbio, na renda variável, adotando como referência o índice Bovespa ou o dólar. E existem os fundos multimercados, que podem estar atrelados a um mix de ativos de renda fixa e renda variável;

 

4) Procure saber quem são o administrador e o gestor do fundo, o porte do fundo (patrimônio líquido) e a quantidade de cotistas. Essa etapa é para analisar a credibilidade e o nível de governança do fundo;

 

5) Procure saber qual é a taxa de administração e se cobra taxa de performance. Fundos de renda fixa cobram taxas menores e fundos de renda variável cobram taxas maiores. Essa taxa vai depender muito do nível de complexidade de gestão do fundo;

 

6) Procure saber o histórico de rentabilidade do fundo. Lembrando que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.        

      

  Esse checklist é mais largamente aplicado na seleção de fundos abertos. No caso dos fundos fechados, são mais aplicados na seleção de fundos imobiliários. Os ETF são fundos passivos que não requerem uma análise tão minuciosa, pois nesse caso você está investindo num índice de mercado. Porém, cuide de analisar a taxa de administração deles.

  Para seguir esse checklist você precisará analisar o regulamento, o prospecto e a lâmina. Esses são os documentos principais.

  Eu compreendo que é muita informação para ser analisada. Mas calma, não precisa se desesperar. Você pode selecionar mais de um fundo para uma mesma classe de ativos para diversificar. Por exemplo, você pode selecionar mais de um fundo de renda fixa como também selecionar mais de um fundo de renda variável. Você também pode selecionar mais de um fundo multimercado para melhorar a diversificação da sua carteira.                    

  Geralmente você encontra as melhores opções de fundos de investimentos nas corretoras de valores independentes. Nos bancos tradicionais existe uma restrição maior nas prateleiras dos fundos distribuídos. Além disso, muitos desses fundos distribuídos nos bancos são administrados e geridos pelas equipes especializadas dos próprios bancos, que por sua vez cobram taxas de administração mais salgadas.                            

  Se você deseja educar-se financeiramente para atingir a sua independência financeira, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página). Terei o maior prazer em atendê-lo.        

       

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário