quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Por que a taxa Selic está subindo tanto neste ano?

 



Olá pessoal,

 

  Vocês devem ter visto que o COPOM (Comitê de Política Monetária) aumentou nesta semana em 1 ponto percentual a taxa Selic, de 5,25% para 6,25% a.a. O mercado financeiro como um todo já dá como praticamente certo a taxa Selic acima de 7% a.a. ainda neste ano. Mas por qual motivo o COPOM deu uma galopada na taxa Selic nos últimos meses?            

  O motivo é muito simples de entender pessoal: após o início do governo do ex-presidente Michel Temer até o 2º semestre do ano passado (outubro de 2016 até agosto de 2020), o COPOM baixou na marra a taxa Selic de 14,25% para 2% a.a., chegando ao ponto da taxa Selic entregar uma rentabilidade real (aquela descontada da inflação) negativa para os seus detentores. E isso foi realizado em meio a uma instabilidade política (Joesley Day e Eleições 2018), uma agenda econômica de reformas e privatizações que não andou a contento até agora no governo do atual presidente e, obviamente, uma pandemia que desregulou totalmente a economia mundial.  

  O resultado não poderia ser outro: uma inflação galopante fomentada pelos juros artificialmente baixos, pelo colapso da oferta de bens e serviços durante a pandemia e a demanda excessiva por esses bens e serviços durante e após o arrefecimento da pandemia nos últimos meses.

  O investidor precisa compreender que, para um país praticar juros muito baixos, ele precisa dar as condições necessárias para que mais empreendedores ofertem bens e serviços de forma que a demanda por esses bens e serviços não superem em muito essa oferta. Se um país tem um péssimo ambiente de negócios, com muita burocracia, muitos tributos a recolher, muitos encargos trabalhistas a recolher, etc. ele não conseguirá manter um nível de taxa Selic (juros básicos da economia) baixo o suficiente para fazer o país crescer. E as pesquisas comprovam o que estou afirmando (leia aqui), (leia aqui) e (leia aqui).      

  Se a taxa Selic tiver que subir, que suba para termos uma rentabilidade real positiva. Desta forma, os investidores terão além da segurança e liquidez que apenas a renda fixa proporciona, uma rentabilidade um pouco melhor. Santa marcação a mercado!

  Quer saber como atingir os seus resultados 3x mais rápido? Então envie uma mensagem para mim pelo Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook e descubra como!        

   

   Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário