terça-feira, 28 de setembro de 2021

Mindset Investidor

 




Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre o Mindset Investidor. “Mind... o que Pedro?”. Mindset Investidor! Mindset significa em português Mentalidade. Essa expressão é muito utilizada no mercado financeiro para se referir aos investidores que tem a mentalidade de sócios das empresas cujas ações eles detêm. Vou explicar para você.               

  Quando um investidor tem um perfil arrojado, ele não tem medo de investir em ações individualmente, muito menos em fundos imobiliários. Isso se deve a vários fatores. Dentre eles eu destaco: o perfil psicológico do investidor (corajoso); o nível de conhecimento em economia, finanças e tributação; e a vontade de aprender sobre o mercado financeiro.      

  Daí você pode me perguntar: “Certo Pedro. Então um investidor que não tenha o perfil arrojado nunca poderá ter esse Mindset Investidor que você fala?” E eu te respondo: “Nunca diga nunca, muito menos para os investimentos”. Um investidor com perfil conservador ou moderado pode sim tornar-se futuramente um investidor arrojado dependendo de uma série de fatores.  

  Mas se porventura um investidor conservador começa a experimentar ações individuais e fundos imobiliários com parcimônia e com pouco dinheiro, e ainda assim se desespera ao ver as cotações das ações e dos fundos no vermelho, então esse investidor pode ir jogar Beyblade, Fortnite, Minecraft, Pes 2021, etc. e esquecer a renda variável individual. Se ele ainda não se sente preparado para começar, mesmo que com pouco dinheiro, é melhor ele investir de forma conservadora em renda variável através de fundos multimercados, fundos de ações, fundos cambiais, etc.    

  O Mindset Investidor consiste justamente em você compreender que você se torna sócio de empresas listadas na Bolsa quando compra os papéis e que não necessariamente a empresa esteja indo mal caso a cotação dela caia por um dia, uma semana, um mês ou até mesmo 1 ou vários anos. Uma empresa é um organismo vivo como outro qualquer, pois ele é gerido por seres humanos. Então é normal que aconteçam coisas ruins na empresa ao longo do tempo, mas que não necessariamente vão fazê-la falir.

  O investidor com Mindset Investidor consegue compreender que é necessário fazer o dever de casa antes de apertar o dedo na hora de enviar a ordem de compra: analisar as demonstrações financeiras; o ramo de negócio (se o negócio dela continuará existindo); a governança corporativa; a estrutura acionária; etc.

  Se um investidor conservador ou moderado não quiser, por enquanto, ter esse trabalho de pesquisar e analisar as empresas e os fundos, então esqueça! Delega para os gestores dos fundos de investimentos abertos que é melhor. Será muito mais produtivo para ele!

  Quer saber como atingir os seus resultados 3x mais rápido? Então envie uma mensagem para mim pelo Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook e descubra como!        

   

  Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário