domingo, 19 de setembro de 2021

Crenças Limitantes!

 




Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você que ainda tem crenças limitantes acerca de aposentadoria e investimentos. Essas crenças limitantes ou mitos perduraram por várias décadas no nosso país e ainda perduram entre alguns brasileiros.            

   Conforme eu havia explorado no meu livro Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE, os mitos mais comuns na nossa sociedade brasileira são:    

 

1) Previdência Social sempre será sustentável e suficiente para a sua aposentadoria;

 

2) Caderneta de Poupança ainda é um investimento seguro e rentável;    

 

3) Imóveis físicos são os melhores investimentos do mundo;

 

4) Loteria é a melhor forma de ficar rico rápido.

 

 

  As causas do surgimento dessas crenças limitantes ou mitos são conjunturais. Até a década de 70, o Brasil era uma economia predominantemente rural, em que as cidades estavam começando a crescer. Devido ao difícil acesso ao mercado financeiro, os brasileiros que conseguiam economizar compravam imóveis, mais por falta de opção mesmo. Por isso, as pessoas mais experientes geralmente aconselham o investimento em imóveis, porque têm em mente que esse tipo de investimento é infalível. Na década de 80, a economia brasileira passou por uma instabilidade gigantesca em virtude da hiperinflação do período. Com isso o mercado financeiro continuou sendo inacessível para boa parte dos brasileiros, restando a Caderneta de Poupança como porto seguro na época para preservar o poder de compra dos brasileiros. Mas após o congelamento das cadernetas durante o Plano Collor, os imóveis voltaram a ser procurados com mais intensidade, reforçando ainda mais a tese de investimento infalível.

  Já a Previdência Social, após anos de sustentação pela pirâmide etária brasileira, onde haviam mais jovens e adultos jovens trabalhando e contribuindo para o sistema do que aposentados recebendo do INSS, não consegue mais se sustentar devido à perda do bônus demográfico. Prova disso foi a Reforma da Previdência aprovada em 2019 e a necessidade de mais reformas daqui a alguns anos segundo especialistas.

  Em relação à loteria, muitos ganhadores felizardos voltaram à condição anterior após torrar todo o prêmio por pura falta de educação financeira. Sem contar o fato de que a chance de ganhar é infinitamente pequena, restando a opção plenamente possível de tornar-se rico por meios próprios e lícitos.    

  Os mitos ou crenças limitantes são como o freio de mão de um carro. É diferente do pedal de freio. Este é encontrado em qualquer carteira de investimentos, sendo representado pela renda fixa com segurança e liquidez. Já o freio de mão lhe impede de progredir nos investimentos completamente. Reflitam!

  Quer saber como atingir os seus resultados 3x mais rápido? Então envie uma mensagem para mim pelo Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook e descubra como!        

   

  Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário