domingo, 13 de novembro de 2022

Diversifique globalmente a sua carteira de investimentos!

 




Olá pessoal,

 

  Meu nome é Pedro Pinheiro, sou Educador Financeiro e Co-fundador do Pague-se Primeiro. E hoje eu gostaria de falar para você sobre a importância de você diversificar globalmente a sua carteira de investimentos!                                                          

  Primeiramente, você precisa entender que a melhor estratégia de investimentos será aquela em que você consiga alcançar o máximo de rentabilidade correndo o mínimo de risco possível. Sim, isso é possível! E vou explicar para você como implementar essa estratégia na prática!  

  Mas antes de começar a explicar, é necessário conhecer os 2 principais tipos de risco que existem nos investimentos: 1º) O risco sistêmico; e 2º) O risco não-sistêmico ou específico. O risco sistêmico é aquele que afeta todos os mercados ao redor do mundo, e ele é materializado por eventos catastróficos, como crises financeiras, guerras, pandemias e atentados terroristas. Já o risco não-sistêmico ou específico é aquele que afeta um determinado país, setor econômico ou empresa, e em virtude disso é o único risco em que é possível minimizar numa carteira de investimentos através de uma diversificação.

  Sabendo disso você já consegue compreender a importância de uma diversificação global dos investimentos. Imagine o risco que você corre ao concentrar todos os seus investimentos num único país ou num único setor da economia ou numa única empresa. Com certeza você não deseja correr tanto risco assim, não é mesmo? E pensando nisso, você deve diversificar os seus investimentos em mais de um país e em vários tipos de investimentos. Inclusive, já existem estudos que demonstram uma descorrelação entre a variação da bolsa de valores brasileira e o dólar, ou seja, quando a bolsa brasileira está em alta o dólar geralmente está em baixa e vice-versa. Essa descorrelação lhe permite ter uma rentabilidade maior ao longo do tempo sem correr um risco proporcionalmente maior. Sacou?

  Agora, na prática, como você pode diversificar globalmente ou geograficamente a sua carteira de investimentos? Muito simples: investindo em ativos estrangeiros aqui no Brasil ou diretamente no exterior, mais precisamente nos EUA. Aqui no Brasil você consegue acessar esses ativos através da sua corretora de valores. Exemplos de ativos que você consegue encontrar aqui: BDR, que é um recibo de depósito de ações estrangeiras; ETF, que é um fundo que replica um determinado índice de ações estrangeiras, como o S&P500 que é o índice que reúne as 500 empresas mais negociadas nos EUA; Fundos Internacionais, que são fundos que investem em ativos estrangeiros de uma forma geral; e os Fundos Cambiais, que são fundos que investem em moedas estrangeiras. Já investindo diretamente no exterior, você poderá acessar uma quantidade enorme de ativos estrangeiros abrindo uma conta numa corretora de valores nos EUA: Stocks, que são as ações das empresas estrangeiras; os REITs, que são os fundos imobiliários norte-americanos; e os ETFs, que diferentemente dos ETFs distribuídos aqui no Brasil, cobram taxas de administração baixíssimas e ainda permite o pagamento de rendimentos aos seus cotistas.      

  E aí? Ficou interessado em aprender mais sobre diversificação global de investimentos? Então acesse o nosso site https://www.pagueseprimeiro.com.br/ptbr/, o nosso Instagram pagueseprimeiro.oficial e o nosso YouTube Pague-se Primeiro. Teremos o maior prazer em lhe ajudar nessa missão!

 

Pague-se Primeiro

Você em 1º lugar


Nenhum comentário:

Postar um comentário