domingo, 27 de novembro de 2022

Como fazer um planejamento financeiro sob medida?

 




Olá pessoal,

 

  Meu nome é Pedro Pinheiro, sou Educador Financeiro e Co-fundador do Pague-se Primeiro. E hoje eu falarei para você como fazer um planejamento financeiro sob medida para que você “não sinta o sapato apertar no seu pé todo mês”. Fica comigo aqui até o final deste artigo que eu vou te explicar!                                                           

  Primeiramente, você precisa definir o seu perfil investidor ou perfil de risco nos investimentos. Existem 3 tipos de perfil investidor: 1º) Perfil conservador, que é aquele que tem aversão à risco e preza sobretudo por segurança; 2º) Perfil moderado, que é aquele que prioriza segurança, mas aceita um pouco de risco; e 3º) Perfil arrojado, que é aquele que assume mais riscos para ter um retorno maior. A definição desse perfil é de suma importância para que você possa saber quais investimentos deverão compor o seu patrimônio financeiro e também para que você possa estimar uma rentabilidade média mensal dos seus investimentos.  

  Após isso você deverá traçar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, de acordo com a sua capacidade de poupança mensal e a rentabilidade média mensal que você estimou de acordo com o seu perfil. Não adianta você traçar um objetivo de longo prazo como uma independência financeira daqui a 30 anos, onde você terá acumulado um patrimônio financeiro de 10 milhões de reais que lhe gere uma renda de juros mensal por volta de 50 mil reais, se ao longo desses 30 anos você poupar e investir todo mês apenas 500 reais. A conta não vai fechar! Você precisa fazer um alinhamento preciso entre a sua capacidade de poupança, o seu perfil investidor e os seus objetivos. Quanto mais audaciosos forem eles (os seus objetivos) maiores deverão ser as suas aplicações mensais.

  Muitas pessoas reclamam que “sentem o sapato apertar no pé todo mês” por causa do planejamento financeiro que estão seguindo. Sentem que não estão aproveitando o presente para usufruir num futuro que não sabe se chegará. E isso acontece porque essas pessoas não fizeram um bom alinhamento antes de traçar o seu planejamento. Quer alcançar objetivos grandes no futuro? Então trate de aumentar a sua renda para que assim você possa poupar e investir mais. O que vai lhe enriquecer ou ajudar a alcançar os seus objetivos é o trabalho. Os investimentos apenas potencializam essa riqueza gerada pelo seu trabalho. Procure fixar isso na sua mente para que você não crie expectativas fora da realidade e faça um planejamento financeiro sob medida. Combinado?




  E aí? Quer aprender, na prática, a fazer o seu planejamento financeiro sob medida com a ajuda de profissionais? Então acesse o nosso site https://www.pagueseprimeiro.com.br/ptbr/, o nosso Instagram pagueseprimeiro.oficial e o nosso YouTube Pague-se Primeiro. Teremos o maior prazer em lhe ajudar nessa missão!

 

Pague-se Primeiro

Você em 1º lugar


Nenhum comentário:

Postar um comentário