sábado, 21 de maio de 2022

Você não vai investir como um gestor de investimentos!

 




Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre uma verdade nua e crua no mundo dos investimentos que é difícil de ser encarada. Você, que está começando a investir agora, não vai começar investindo da mesma forma que um gestor de um fundo de investimentos investe. Vou explicar.            

   O racional por trás de uma estratégia adotada por um gestor de um fundo de investimentos é totalmente diferente da estratégia adotada por você que é um investidor individual, pessoa física, mero mortal. Um gestor de fundo é aquele profissional altamente qualificado, com graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior de ponta, tanto no Brasil como no exterior, que tem um vasto conhecimento em ciências contábeis, administração de empresas e economia, que tem várias certificações do mercado financeiro e que, por fim, conhece profundamente as empresas nas quais investe. E é neste último ponto que eu gostaria de me aprofundar. Os gestores gastam muita “sola de sapato” visitando as empresas nas quais investe, procurando criar um relacionamento com os executivos que trabalham nessas empresas, conhecer os funcionários que trabalham nelas, conhecer os fornecedores delas, enfim, os gestores realizam uma verdadeira “colonoscopia” nessas empresas. Tomando esses fatores como pressupostos, podemos concluir que os gestores possuem o conhecimento necessário para gerar um retorno muito acima da média do mercado para os seus cotistas. Eles sabem a hora certa de entrar e de sair de qualquer investimento. E fazem isso correndo o menor risco possível.   

   Vejam o caso de um gestor de fundos de investimentos bastante conhecido pelos investidores brasileiros. Ele se chama Henrique Bredda e é o gestor do fundo de ações Alaska Black Institucional. Ele investiu em empresas polêmicas num passado mais recente, como foi os casos da Magazine Luiza e da Cogna, sendo esta investida fortemente logo após a pandemia do Covid-19. Henrique conhece bem os executivos e os fundadores de ambas as empresas, o que o permitiu saber a hora certa de entrar nessas empresas e que, consequentemente, o permitirá saber a hora certa também de sair no futuro. 


Henrique Bredda. Gestor do Alaska Black.


  Muitos investidores iniciantes da Bolsa de Valores tentaram copiar a carteira de ações formada pelo Henrique Bredda e se deram mal. E isso aconteceu porque eles não souberam a hora certa de entrar nessas empresas, ou seja, não souberam comprar as ações dessas empresas a um preço barato. Além disso, provavelmente não tomaram as precauções necessárias para minimizar os riscos presentes numa carteira de ações, o que com certeza foi adotado como parte da estratégia do Henrique Bredda e que é adotado por todos os gestores de fundos de investimentos.  

  Portanto, se você é um mero mortal que está começando a investir em ações de empresas na Bolsa de Valores e se dedica bastante à sua atividade profissional, aconselho a não investir como investem os gestores de fundos de investimentos. Busque aumentar a sua renda gradativamente ao longo do tempo, aplique maiores quantias nos investimentos e invista apenas naquilo que você conhece. Se você tem um perfil de risco conservador, você pode delegar os seus investimentos aos gestores dos fundos de investimentos, tanto de renda fixa (principalmente) como de renda variável. Fazendo isso você conseguirá investir de uma forma tranquila e alcançará todos os seus objetivos. Se você tem um perfil de risco arrojado, nunca pise o pé no acelerador! Comece investindo pouco dinheiro nas ações das empresas e vá aumentando as aplicações na medida em que for adquirindo conhecimento prático e teórico. E o mais importante pra você: sempre diversifique em classes de ativos. Assim como as ações das empresas, os fundos imobiliários e os ETFs também são bons investimentos para ter um ótimo retorno no longo prazo sem correr muito risco. Vai por mim!     

  Quer saber como atingir os seus resultados 3x mais rápido? Então envie uma mensagem para mim pelo Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook e descubra como!        

   

 Abraços,

Seja Independente                                      


Nenhum comentário:

Postar um comentário