quinta-feira, 17 de junho de 2021

Independência financeira é diferente de Liberdade financeira!

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você que ainda pensa que independência financeira é a mesma coisa de liberdade financeira. Saiba que são conceitos distintos. Vou explicar para você neste artigo a diferença entre um e outro.          

  Segue abaixo os conceitos de cada um:  

     

1) Independência financeira => É a situação financeira onde o indivíduo não depende do trabalho ou de terceiros para sobreviver. Isso acontece quando a renda passiva (renda proveniente dos investimentos) é suficiente para custear as necessidades básicas e ainda sobra um adicional para outras despesas e até mesmo para reinvestir, desobrigando o indivíduo de trabalhar para se sustentar. Trabalho não é mais uma necessidade, mas sim uma opção;

 

2) Liberdade financeira => É a situação financeira onde o indivíduo tem liberdade para desfrutar de bens e serviços de sua preferência, pois a renda dele é suficiente para bancar o padrão de vida que ele deseja.


  Compreenda que você pode ter liberdade financeira, mas não ter independência financeira. O contrário também é verdadeiro. Você poder ter independência financeira, mas não ter liberdade financeira. E você também pode ter os dois, situação essa que representa o último estágio da evolução financeira.  

  Se você tem liberdade financeira, muito provavelmente você tem o imóvel e o automóvel que deseja, viaja para o exterior, frequenta bons restaurantes, etc. Mas mesmo nesse caso, você pode NÃO ter independência financeira. Exemplo: você tem uma renda mensal de 50 mil reais e tem o padrão de vida que sempre sonhou, mas nunca investiu 1 centavo sequer para formar um patrimônio. Caso você perca a sua única fonte de renda que lhe proporciona tudo o que você deseja, você deixa de ter liberdade financeira. E passa a se tornar dependente financeiramente de terceiros, mesmo que temporariamente.    

  Já quando você tem independência financeira, muito provavelmente você sobrevive com a renda proveniente dos seus investimentos sem a necessidade de trabalhar. Mas mesmo nesse caso, você pode NÃO ter liberdade financeira. Exemplo: você tem uma renda passiva mensal de 5 mil reais e vive confortavelmente dessa forma. Porém, você não tem liberdade financeira para fazer escolhas financeiras restritas às classes ricas e ultra ricas. Afinal, você ganha “apenas” 5 mil reais e decidiu não trabalhar mais para aumentar a renda total.

  E quando você tem ambos? Bem, nesse caso você tem um padrão de vida bastante elevado e não precisa mais trabalhar para manter essa bonança. Geralmente quem está nesse patamar são aqueles indivíduos multimilionários ou bilionários, independente da forma como alcançaram esse patamar (herança ou esforço próprio).

  E aqui vai uma notícia boa para você: é possível atingir o último estágio da evolução financeira, caso você deseje. Obviamente que não é fácil, pois você deverá pagar um preço para atingi-lo.

  Mas independente de qual estágio você deseja alcançar, procure escalar degrau por degrau. Se você deseja atingir o último estágio, busque antes a independência financeira. Depois alcance a liberdade financeira. E por fim, alcance ambos.

  O mais importante na caminhada da evolução financeira é não pegar atalhos para queimar as etapas. Lembre-se sempre que os ingredientes mais importantes para o investidor são a disciplina e a paciência.

  Se você deseja educar-se financeiramente para atingir a sua independência financeira, entre em contato comigo no Instagram (link no início da página). Terei o maior prazer em atendê-lo.        

   

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário