terça-feira, 2 de novembro de 2021

Patrimônio não se gira, se acumula!

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre um “pulo do gato” que existe para quem quer formar patrimônio no longo prazo e viver dos rendimentos dele. Sim, existe um pulo do gato simples e prático para quem quer atingir tal objetivo, mas não é fácil para a maioria esmagadora das pessoas pelo simples fato dessa maioria não ter a paciência e a disciplina necessárias. Vou mostrar para vocês como é simples!           

  Primeiramente, é necessário que você compreenda que quanto mais você gira o seu patrimônio, mais você arca com despesas. Por exemplo, quando você vende ativos de renda variável, como ações, fundos imobiliários, ETFs, etc., você arca com o imposto de renda sobre o ganho de capital (lucro), com a taxa de corretagem de venda, com os emolumentos da [B³] (a bolsa de valores brasileira), com o ISS (imposto municipal sobre serviços) e sem contar o fato de que você arca com essas três últimas despesas no momento da compra.          

  Quanto mais você arca com despesas incidentes sobre o giro dos seus investimentos (que fazem parte do seu patrimônio), menor é a rentabilidade líquida dos seus investimentos e, consequentemente, menor será o seu patrimônio.        

  O mesmo raciocínio também vale para os bens que compõe o seu patrimônio. Quanto maior a frequência com que você troca de carro e de casa, maior será o volume de despesas incidentes sobre o giro de patrimônio. Você NÃO precisa ficar trocando de carro a cada 2-3 anos. Você NÃO precisa ficar trocando de casa a cada 3-4 anos. Nesse caso dos bens, o volume de despesas é ainda mais violento, pois a cada troca você arca com as mais variadas taxas com departamentos estaduais de trânsito, cartórios, corretagens, despachantes, etc. Já no caso dos investimentos, esse impacto com as despesas é menor haja vista algumas corretoras de valores estarem isentando os seus clientes da taxa de corretagem, apesar das outras taxas (emolumentos da bolsa de valores e ISS) continuarem existindo.        

  Após compreender essa primeira parte do pulo do gato, você deve compreender a segunda parte dele. Quanto mais tempo você permanece com os seus investimentos, maior será o efeito dos juros compostos, na medida em que a rentabilidade deles e, consequentemente, os juros sobre juros, será maior, pois a incidência do imposto de renda sobre eles será inexistente, já que você não estará auferindo nenhum ganho de capital com eles.

  Compreenda que o fator mais importante na acumulação de patrimônio é o tempo, pois é ele que potencializa o efeito dos juros compostos. Se você não fizer nenhuma besteira, ou seja, fizer o feijão com arroz, a rentabilidade líquida dos seus investimentos permanecerá constante com o tempo, fazendo aumentar de forma exponencial o seu capital (patrimônio).

  Portanto, caso você tenha um forte desejo de aumentar o seu patrimônio ao longo do tempo de forma que ele consiga prover o seu padrão de vida no futuro, pegue esse pulo do gato que você conseguirá isso sem sombra de dúvida.

  Quer saber como atingir os seus resultados 3x mais rápido? Então envie uma mensagem para mim pelo Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook e descubra como!        

   

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário