quarta-feira, 27 de outubro de 2021

O Brasil tem jeito?

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu gostaria de falar para você sobre um dilema que acomete a maioria dos investidores brasileiros: O Brasil tem jeito? Temos chance de nos tornamos um país desenvolvido no futuro? O Brasil será um bom país para se viver para as nossas gerações futuras? Existe uma luz no fim do túnel? Esses e outros questionamentos sempre vêm às nossas cabeças em épocas de crise no nosso país que, diga-se de passagem, é a nossa realidade de sempre.            

  Assim como eu já expliquei em vários outros artigos do Blog, o Brasil padece de várias deficiências que atrasam o seu desenvolvimento: um sistema político intervencionista e perverso; uma população majoritariamente semianalfabeta e deseducada financeiramente; uma economia pouco diversificada; uma infraestrutura precária; uma insegurança jurídica latente; um péssimo sistema público de ensino; e uma população economicamente ativa decrescente em paralelo a uma população idosa crescente. O futuro do nosso país, por mais que sejamos otimistas, ainda é muito incerto.          

  Mas você, que é um investidor iniciante, pode se perguntar às vezes: “Mas Pedro, sempre existirão muitas oportunidades no Brasil. Temos vários exemplos de investidores de sucesso no nosso país, como Luis Barsi Filho, Lírio Parizoto, Luis Alves Paes de Barros, etc.”. Sim, é verdade! Mas não se esqueça de que o cemitério dos investidores brasileiros que fracassaram é grande e silencioso. Não é porque esses investidores que eu citei alcançaram o sucesso que você deve alocar todo o seu patrimônio no Brasil. Eles podem ter tido um pouco de sorte, apesar de ser inegável que eles tiveram competência ao longo do caminho. O que eu quero dizer é que você não precisa seguir a mesma estratégia adotada por eles. Você pode diversificar geograficamente os seus investimentos e alcançar o mesmo patamar de sucesso deles tendo corrido menos riscos.        

  Compreenda que quando você diversifica geograficamente, você protege o seu patrimônio em dois aspectos: cambial (diferentes moedas) e econômico (diferentes economias). Lembre-se que os obstáculos para diversificar geograficamente a sua carteira de investimentos foram removidos. Hoje você encontra fundos de investimentos abertos internacionais, ETFs de ações internacionais e BDRs nas corretoras aqui no Brasil e você também pode investir diretamente nos EUA abrindo uma conta numa corretora de lá. A corretora que uso lá é a Avenue.      

  Apesar de sermos brasileiros e não desistirmos nunca, lembre-se que o futuro sempre será imprevisível. Não precisa chegar ao patamar catastrófico da Venezuela para você perceber isso. Chegar ao patamar dos nossos Hermanos argentinos já é suficiente. Ou você acha que sempre haverá uma equipe econômica brilhante pronta para implantar um “novo plano Real”?

  Quer saber como atingir os seus resultados 3x mais rápido? Então envie uma mensagem para mim pelo Whatsapp, E-mail, Instagram ou Facebook e descubra como!        

   

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário