domingo, 25 de setembro de 2022

Saiba a diferença entre dívida boa e dívida ruim.

 




Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês devem estar questionando se existe dívida boa já que toda dívida tira dinheiro do seu bolso através dos juros. Mas existe sim e vou explicar para vocês a diferença entre dívida boa e dívida ruim. 

  Dívida boa é aquela que alavanca um empreendimento que irá gerar renda para você no futuro. Você decide iniciar um negócio, mas não dispõe de nenhum capital. Então você vai ao mercado contrair dívida, podendo ser com bancos ou com investidores individuais. O grande segredo está na negociação da taxa de juros cobrada na dívida. Se a taxa de retorno do seu negócio for maior do que a taxa de juros da dívida, essa dívida terá valido a pena. Caso contrário, você terá que financiar o estoque de dívida com uma nova dívida, o que denominamos de rolagem de dívida.                                                   

  Já a dívida ruim é aquela que tem como finalidade corrigir um desequilíbrio financeiro. Ela não contribui para a geração de uma renda futura para você. Ela tira dinheiro do seu bolso para “tapar um buraco aberto por você”. Em alguns casos extremos é justificável contrair dívida ruim, pois nesses casos a reserva de emergência é completamente exaurida, restando como única opção a dívida. Sabemos que no nosso país muitas pessoas, por falta de educação financeira, contraem dívida ruim para corrigir constantes desequilíbrios financeiros, pois gastam mais do que ganham, seja por motivos fúteis (atender caprichos pessoais), seja por motivos nobres (pagar aulas de reforço do filho com dificuldade na escola). 

  E aí? Conseguiu compreender a diferença entre dívida boa e dívida ruim? Agora você já sabe que nem toda dívida é ruim!

  Se você curtiu esse artigo, compartilhe com outras pessoas que estão precisando tomar conhecimento.


Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário