quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Deixe de ser órfão do banco!

 



Olá pessoal,

 

  Muitos de vocês que são investidores conservadores e sempre investiram através dos bancos tradicionais devem estar se sentindo órfãos agora que a taxa Selic está mantida em 2% a.a. Os rendimentos das aplicações em fundos de investimentos de renda fixa e CDB (Certificado de Depósito Bancário) estão rendendo muito pouco, abaixo da inflação. É uma situação completamente diferente da época entre o início do Plano Real e a crise econômica de 2015/2016.          

  Conforme eu havia explicado nesse artigo, está havendo uma redução da taxa Selic de forma gradativa nos últimos 3 anos. Mesmo que a inflação dispare em 2021 e se mantenha elevada em 2022, economistas já estimam que a taxa Selic alcance no máximo 6% a.a. em 2022. Em outras palavras, é bem improvável que vejamos a taxa Selic voltar ao patamar das últimas décadas e, além disso, proporcionar aos investidores uma taxa real de rentabilidade bastante atrativa. Uma taxa de juros básica muito elevada é um entrave para o desenvolvimento econômico do país, e os governantes sabem disso. Eles envidarão todos os esforços para manter a taxa básica num patamar adequado no longo prazo.      

  Portanto, meu caro leitor ainda órfão do banco, ao abrir uma conta em uma corretora de valores para começar a investir, não invista da mesma forma que investia no BB, CEF, Bradesco, Itaú, Santander, etc. Esse pessoal já está ficando para trás no mundo dos investimentos. Quer uma prova disso? Leia essa matéria do site InfoMoney. Nela você irá perceber que os bancos tradicionais continuam corroendo os rendimentos do seu fundo de renda fixa cobrando mais de 1% de taxa de administração sem uma justificativa razoável. Pare de investir em CDB de banco pequeno que oferece 120% do CDI ao ano, mas prestes a falir e com nota de crédito (rating) baixa. Ou em fundos de investimentos que cobram uma taxa de administração muito salgada para um trabalho simples que poderia ser realizado por você tranquilamente. Ou em produtos financeiros de procedência duvidosa, como COE (ver aqui) e BDR (ver aqui). Procure, antes de qualquer coisa, adquirir conhecimento para explorar as melhores opções que as corretoras oferecem. Procure saber como funcionam os títulos públicos e os ativos de renda variável.

  Pare de delegar tanto a terceiros o que você leva anos para construir com muito suor e sacrifício: a sua independência financeira. Caso resolva aprender a investir de forma conservadora sem depender tanto dos outros, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como.    

                     

     

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário