terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Dê mais importância às classes de ativos

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu darei uma dica muito valiosa para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos. Trata-se da alocação em classes de ativos. Muitos investidores iniciantes, assim como eu fui um dia, dão muito mais importância à análise de ativos específicos sem saber que o principal fator que influencia na rentabilidade da carteira no longo prazo é justamente a alocação em classes de ativos de forma bem ponderada, de acordo com o perfil de risco e os objetivos do investidor. Vou explicar melhor.                                            

  Por melhor que seja a sua seleção de ativos, ela não crescerá indefinidamente e, além disso, não existe nenhuma garantia de que ela conseguirá performar bem no futuro, pois este costuma ser bastante incerto, ainda mais agora nesses tempos em que a tecnologia evolui muito rapidamente, na curva exponencial da sua evolução histórica. Resumindo, o mundo atual está mais disruptivo. Isso influencia substancialmente o retorno geral dos ativos que compõe os índices de mercado. Muitas empresas que não se adaptam ao ritmo tecnológico quebram, enquanto outras mais disruptivas surgem e as grandes que se adaptam perfeitamente continuam no jogo. Estamos vendo tudo isso em câmera lenta há alguns anos e nessa época de pandemia esse processo se acelerou. É como algumas pessoas disseram: “mudanças que estavam previstas para ocorrerem em 10 anos foram antecipadas em apenas 1 ano em virtude da pandemia”.

  É por esse motivo que eu invisto em ETF. Já falei sobre eles em quase uma dezena de artigos aqui no blog e no meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE. O ETF investe de forma passiva em um determinado índice do mercado. Se você investir apenas no principal índice de ações de um país, como é o caso do Ibovespa aqui no Brasil, o seu retorno estará atrelado ao retorno do mercado, por assim dizer. Em outras palavras, você estará na média. Isso diminui bastante o risco da sua carteira de investimentos. Lembre-se que investindo diretamente nos EUA abrindo uma conta na corretora Avenue, você terá à sua disposição uma infinidade de opções de ETF. Fica a dica!      

  Mas isso não quer dizer que você deve se desfazer da sua carteira de ações individuais. Mantenha-a e monitore-a constantemente. Você deve apenas ponderar o peso delas na sua carteira global de investimentos. Essa ponderação vai depender muito do seu perfil de risco, principalmente, e dos seus objetivos. No meu entendimento, para quem tem um perfil de risco mais arrojado, é bastante plausível ter uma carteira de ações individuais. Aliás, não apenas de ações, mas de fundos imobiliários também, que é outra classe de ativos. É como diz o título do artigo, dê mais importância às classes de ativos!             

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário