quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Fundo Multimercado

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo eu explicarei para vocês o que é um Fundo Multimercado. Já expliquei para vocês em um artigo do ano passado o que são fundos de investimentos (ver aqui). Em outro artigo mais recente eu expliquei para os leitores que não há problema em investir todo o patrimônio em fundos (ver aqui). O fundo multimercado pode ser encaixado em uma carteira de investimentos, dependendo do perfil de risco e dos objetivos do investidor.  

  Conforme eu havia explicado no artigo do ano passado, os fundos de investimentos abertos, entre eles o fundo multimercado, possuem uma série de desvantagens, como o imposto de renda come-cotas e as salgadas taxas de administração. Porém, para um investidor conservador que não tenha tempo nem interesse em estudar o mercado financeiro, esse tipo de fundo pode cumprir bem o papel da diversificação da carteira. Existem fundos multimercados mais conservadores, com foco em ativos de renda fixa, e fundos multimercados mais arrojados, com foco em ações, moedas, metais preciosos e derivativos. Caso o investidor opte pelo fundo mais arrojado tendo sido classificado como conservador pela corretora de valores, ele será alertado pela instituição e convidado a responder novamente o questionário de Suitability. Se quiser saber mais a respeito desse questionário, adquira o meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE.      

  Geralmente, os fundos multimercados distribuídos pelos bancos tradicionais tendem a cobrar uma taxa de administração mais alta do que as distribuídas pelas corretoras. Além disso, nas corretoras o investidor tem acesso a um leque mais abrangente de fundos multimercados e uma assessoria especializada para ajuda-lo na escolha do melhor fundo. Em corretoras como a XP e a Rico, o investidor consegue encontrar fundos que atendem os 3 perfis de risco: conservador, moderado e arrojado. Também consegue encontrar fundos que exigem uma aplicação mínima mais baixa, como por exemplo, 500 reais, como também aqueles que exigem uma aplicação mínima mais alta, como por exemplo, 25 mil reais. Também consegue encontrar fundos com as mais variadas estratégias de investimento: apenas ativos de renda fixa, mesclando títulos públicos com crédito privado; ativos de renda fixa com renda variável, mesclando títulos públicos com ações e/ou moedas; ou títulos públicos com uma única classe de renda variável, como por exemplo, metais preciosos.                                             

  Escolher bem um fundo multimercado não é para todos. Requer tempo. Caso não queira gastar o seu precioso tempo, recomendo contratar um profissional do mercado financeiro para auxiliá-lo nessa missão. Caso deseje aprender a investir de forma conservadora e analisar fundos de investimentos, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como.                   

     

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário