sábado, 12 de dezembro de 2020

Fundo Cambial

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo eu explicarei para vocês o que é um Fundo Cambial. Já expliquei para vocês em um artigo do ano passado o que são fundos de investimentos (ver aqui). Em outro artigo mais recente eu expliquei para os leitores que não há problema em investir todo o patrimônio em fundos (ver aqui). O fundo cambial é um fundo atrelado à variação de moedas estrangeiras. Eles servem para proteger o investidor da desvalorização da moeda nacional.

  Existem outras formas do investidor se proteger da desvalorização do Real Brasileiro (BRL). Uma é comprar a moeda estrangeira numa casa de câmbio e guardar em casa em momentos de valorização do real perante a moeda a ser cambiada (geralmente dólar ou euro). É uma forma válida, mas trabalhosa na medida em que o investidor precisa se atentar constantemente em relação à variação do câmbio, e que pode ser perigosa na medida em que chama a atenção de criminosos. A outra é operar contratos futuros e minicontratos de moeda estrangeira (dólar é o mais comum). Esses ativos são derivativos operados pelos profissionais do mercado financeiro que trabalham em bancos e nos próprios fundos cambiais, ou seja, é uma opção praticamente descartada pelo público em geral. É justamente aí que entra em cena a praticidade dos fundos cambiais, pois neles um gestor qualificado tomará as melhores decisões de investimento para os seus cotistas, cabendo a estes arcar com a taxa de administração.             

  Os fundos cambiais são apropriados para aqueles investidores que planejam morar ou passar um ano sabático no exterior. No meu ponto de vista, não há muito custo-benefício em investir nesse tipo de fundo somente para passar as férias no exterior. Compensa mais comprar a moeda estrangeira na casa de câmbio. Eles também servem para diversificar a carteira de um investidor conservador ou moderado, na medida em que eles cumprem a função de descorrelação dos ativos da carteira.                                                

  Escolher bem um fundo cambial não é para todos. Requer tempo. Caso não queira gastar o seu precioso tempo, recomendo contratar um profissional do mercado financeiro para auxiliá-lo nessa missão. Caso deseje aprender a investir de forma conservadora e analisar fundos de investimentos, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como.                   

     

Abraços,

Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário