domingo, 27 de dezembro de 2020

Bolsa de Valores não gera emprego?

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo de hoje eu falarei a respeito de um contra-argumento muito difundido entre aquelas pessoas que torcem o nariz para os investimentos em bolsa de valores, que é o de que eles não geram emprego e renda para a sociedade. Mas será mesmo que esse contra-argumento é válido? Vou explicar para vocês que ele é plenamente refutável.            

  Conforme eu havia explicado nesse artigo, ao investir em ativos na bolsa de valores, você investe de uma forma indireta em empresas que geram muito retorno para a sociedade, através de vendas de bens e serviços a milhões de consumidores, contratações de milhares de funcionários, compras de insumos de dezenas de fornecedores, terceirização de mão-de-obra especializada em larga escala, investimentos em bens de capital, desenvolvimento de novos produtos e serviços e recolhimentos de tributos para os cofres públicos. Toda uma cadeia produtiva a nível nacional e até internacional é sustentada pelos investimentos em bolsa de valores.       

  É um erro querer comparar um investimento em um negócio próprio e um investimento em ativos na bolsa. Um negócio próprio é o investimento mais arriscado que existe, pois ele exige um capital para iniciar as operações, muito trabalho por parte dos sócios e uma dose descomunal de paciência. Por esses motivos elencados, é o que gera maior potencial de retorno. É um investimento para tornar-se rico no médio prazo. Já um investimento na bolsa é menos arriscado e tem a função de construir um patrimônio que lhe garanta uma aposentadoria digna na velhice e até quem sabe torne-o rico, mesmo que seja apenas no longo prazo. 

  Não queira comparar maçãs com bananas. Não existe uma única forma para se alcançar a riqueza e/ou a independência financeira. Ambos são benéficos para a economia real de um país. Você pode investir através de ambos e eu diria que até deve, na medida em que os investimentos na bolsa diversificarão o seu patrimônio, protegendo-o de eventuais crises no setor em que a sua empresa atua. Caso deseje aprender a investir de forma conservadora, eu posso te ajudar. Entre em contato comigo no Instagram (link no início da página) e saiba como.                 

     

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário