terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Não invista em fundo monoação!

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo compartilharei com vocês uma matéria do site Infomoney a respeito dos fundos monoação (ver aqui). Nessa matéria é informado que ainda existem 300 mil investidores brasileiros aplicando em fundos monoação distribuídos pelos bancos tradicionais e que cobram taxas de administração de até 3%. Se você é cotista de algum desses fundos, sinto muito lhe dizer, mas você está jogando o seu suado dinheiro pelo ralo. Vou explicar para vocês.                                                                  

  Por mais que você seja um investidor conservador que não se interessa em aprender a investir por conta própria, é primordial que você saiba pelo menos o básico para não ser uma presa fácil para o seu gerente do banco ou para o seu assessor de investimentos da corretora (conflito de interesses). Já falei um pouco sobre isso em vários artigos do blog. Um dos produtos mais bizarros distribuídos pelos bancos tradicionais são os fundos monoação, pois eles investem exclusivamente em uma única ação e cobram uma taxa de administração exorbitante para fazer algo que você poderia fazer através do home broker da corretora sem maiores problemas. Mas se você ainda não se sente à vontade para comprar uma ação diretamente na bolsa de valores, você tem outras opções bem melhores do que os fundos monoação, como por exemplo, os fundos de ações distribuídos nas corretoras independentes e os ETF (Exchange Traded Fund) disponíveis na [B³]. Eu, particularmente, prefiro os ETF (já falei sobre eles em vários artigos e no meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE).                                      

  Fazendo uma analogia, é como se investir em um fundo monoação fosse consumir uma sopa enlatada de apenas um sabor cheia de conservantes (como aquela feijoada de calabresa enlatada) e investir em uma ação diretamente na bolsa fosse consumir uma sopa com ingredientes in natura, preparada na hora. Investir em um fundo de ações ou em um ETF é como se fosse consumir uma sopa com ingredientes industrializados (o ETF seria preparado com ingredientes sem glúten, sem lactose e sem conservantes). Talvez eu não seja muito bom em fazer analogias, mas foi a melhor que eu consegui para ilustrar o que é um fundo monoação e a diferença entre ela e as demais opções.                

  Vocês devem ter notado que o título deste artigo é diferente dos demais. Afinal, começar com um verbo no imperativo precedido de um “não” tem um efeito negativo muito forte na mente das pessoas. Mas o propósito é esse mesmo. É totalmente esdrúxulo e sem sentido que ainda existam pessoas aplicando dinheiro nesse tipo de produto. Ele é uma verdadeira porcaria. Fujam dele o quanto antes!             

 

     

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário