quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Ainda é possível fazer Valuation?

 



Olá pessoal,

 

  Hoje eu falarei sobre uma modalidade de análise de ativos historicamente adotada pelos maiores investidores do Brasil e do Mundo. Trata-se do Valuation, que é o processo de estimar o valor intrínseco de um ativo. Essa estimativa é calculada com base nas demonstrações contábeis da empresa. Somente de posse dessas informações é possível extrair os múltiplos que são utilizados nos cálculos da estimativa. E o que seria esse valor intrínseco? Seria o valor justo de um ativo. O preço da ação é o que você paga. O valor justo da ação é o que você leva. Entendeu a diferença? Valuation, em outras palavras, é a ferramenta que permite ao investidor saber se um determinado ativo está caro ou está barato.                                               

  Partindo desse conceito, podemos inferir que no mundo atual está muito mais difícil fazer Valuation das empresas haja vista a complexidade que é mensurar contabilmente o valor intrínseco de empresas disruptivas, como são os casos de Amazon, Apple, Facebook, Google, Microsoft, Uber, Airbnb, Tesla, Netflix, etc. Você já parou para pensar o quão é difícil estimar com algum grau de precisão o valor intangível delas? Afinal, os engenheiros brilhantes dessas empresas devem ser registrados no Passivo? Ou deveriam ser registrados no Ativo, já que eles podem ser considerados um verdadeiro investimento para elas?       

  O investidor ainda consegue fazer um Valuation mais preciso em empresas com grandes ativos físicos (Ativo Imobilizado), como são os casos das fábricas de alimentos e bebidas (Ambev), equipamentos industriais (Weg), automóveis (Marcopolo), etc. Mas ainda assim existe uma dificuldade residual em estimar o valor intrínseco delas, pois após o surgimento da internet muitas estão automatizando os seus processos industriais numa escala assustadora, implicando até mesmo em um maior nível de desemprego. Em outros setores de prestação de serviços, como é o caso de serviços educacionais (Cogna), essa dificuldade residual é maior ainda, pois muitas estão intensificando o ensino à distância (Ead), dispensando a necessidade de adquirir ou alugar salas de aula para diversos cursos.         

  Além da dificuldade gerada após o surgimento da internet, some-se o fato de que na maioria dos países desenvolvidos a taxa básica de juros está negativa, o que torna mais difícil o trabalho de estimar o valor justo de uma ação sem ter uma ideia da trajetória da taxa no futuro, ou seja, as referências históricas das taxas básicas foram quebradas.

  Mas não deixe de usar o Valuation na seleção individual da sua carteira. Ela ainda pode ser útil. Apenas lembre-se que os parâmetros mudaram. Por isso eu volto a repetir, dê mais importância às classes de ativos. O mundo dos investimentos não é mais o mesmo. Quem não conseguir se adaptar morrerá no meio do caminho.

             

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário