terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O seu pior inimigo é você mesmo!

 



Olá pessoal,

 

  Vocês já devem ter visto esse mantra diversas vezes em vários lugares, não apenas na mídia especializada em finanças e investimentos, mas em praticamente todos os segmentos da mídia em geral. Afinal, essa verdade vale para o ser humano em todos os aspectos da vida: relações pessoais, carreira profissional, finanças, etc. Mas do que realmente se trata esse pior inimigo, pelo menos nas finanças e nos investimentos? Vou falar para vocês.                                                            

  O seu pior inimigo nesse aspecto meu caro leitor, é o seu EGO. “Como assim o meu ego?”. É isso mesmo que você leu. O seu ego. É esse sentimento sombrio que perturba a mente de cada ser humano nesse mundo, inclusive deste investidor e blogueiro que vos fala. Absolutamente ninguém nesse mundo (talvez com a exceção dos monges budistas) está a salvo desse inimigo implacável. Quando você diz que determinada pessoa é egocêntrica, você na verdade está querendo dizer que ela possui um ego inflado ou exacerbado, por assim dizer. No meu ponto de vista, cada ser humano possui um ego um pouco inflado, principalmente se ele faz parte da cultura ocidental (na minha opinião os orientais tem uma cultura diferente nesse sentido).                          

  Sendo assim, torna-se uma tarefa hercúlea poupar e investir mensalmente para atingir objetivos de longo prazo numa sociedade capitalista e, acima de tudo, imediatista, em que o nosso ego deve ser atendido prontamente. Conforme eu havia falado nesse artigo aqui, trabalhamos em empregos que odiamos, para comprar porcarias que não precisamos para impressionar pessoas que não se importam com o que nós temos. Essa resistência interna interfere diretamente no nosso planejamento financeiro, impactando diretamente na consecução dos nossos objetivos. Eu falei a respeito disso em alguns capítulos do meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE, disponível na Amazon. É um problema que gera outro problema, chamado procrastinação. Você usa a justificativa de que precisa aproveitar o presente para comprar bens supérfluos que não precisa para impressionar os outros e, sendo assim, sabota todo o seu planejamento, procrastinando os aportes mensais e, consequentemente, retardando o efeito dos juros compostos.     

  Compreenda que caso você realmente deseje se tornar independente financeiramente algum dia, você terá que fazer diferente do que a maioria faz. E isso também vale para aumentar a renda, pois se você quiser ter mais sucesso na carreira profissional, precisará fazer diferente do que a maioria dos profissionais está fazendo. O elemento chave para combater o seu ego e a procrastinação nas finanças chama-se disciplina. É esse elemento que vai te permitir fazer o diferente do que a maioria faz. Mas lembre-se: para que você tenha a disciplina necessária, você deve se lembrar todo santo dia qual é o propósito a ser alcançado ou qual é o legado que você deseja deixar com o seu sacrifício. Essa atitude vai te dar forças para seguir em frente.     

            

Abraços,

Seja Independente 


2 comentários: