terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Sinto muito lhe dizer, mas você não tem opção!

 



Olá pessoal,

 

  Neste artigo de hoje eu quero alertar todos vocês para um fato que inevitavelmente se consumará na sua vida: você se verá obrigado a educar-se financeiramente e começar a investir. E eu tenho um forte argumento para defender essa tese. Vou lhe dizer agora.         

  Conforme eu havia explicado em diversos artigos e no meu e-book Aprenda a Investir e SEJA INDEPENDENTE, a Previdência Social tende a ser reformada cada vez mais num futuro próximo, dificultando assim a sua aposentadoria. Essa necessidade de reformar é decorrente da pressão demográfica latente que está ocorrendo e continuará a ocorrer em nosso país. Muitos casais continuarão adotando o hábito de ter poucos filhos ou nenhum filho. No meu ponto de vista, esse hábito surgiu após um aumento gradual na qualidade de vida das pessoas durante o avanço tecnológico massivo das últimas décadas. Ora, se a qualidade de vida aumenta, é natural que os gastos com a educação dos filhos para que estes desfrutem do mesmo padrão de vida dos pais, também aumente. Trata-se de um fator limitante para o aumento da taxa de natalidade. Em contrapartida, esse avanço tecnológico, como não haveria de ser diferente, também ocorreu na área médica, proporcionando um aumento substancial na expectativa de vida da população mundial. Com uma população idosa maior e uma população jovem menor contribuindo para o sistema, a conta não fechará. O montante arrecadado pela Previdência tende a ser cada vez mais achatado, obrigando o Governo a aumentar a dívida pública para cobrir o déficit previdenciário. 

  Sinto muito lhe dizer, mas você corre um grande risco de voltar a trabalhar, depender financeiramente dos filhos ou viver atolado em dívidas, caso conte apenas com a Previdência para se aposentar. Na velhice, a sua capacidade laborativa tende a diminuir e os gastos com saúde tendem a aumentar. Você precisará de uma renda passiva (aquela que não depende do seu trabalho) para cobrir essa lacuna. Sinto muito lhe dizer, mas você terá que perder o medo de investir e começar a aprender o quanto antes!

                     

     

Abraços,

Seja Independente 


Nenhum comentário:

Postar um comentário