terça-feira, 16 de junho de 2020

A desigualdade social no mundo vai crescer exponencialmente!


Olá pessoal,

  Hoje tratarei sobre um tema que é do interesse de todas as pessoas, independente de serem investidoras ou não: o futuro crescimento exponencial da desigualdade social no mundo. É um tema preocupante para muitos acadêmicos e a solução para tal injustiça ainda não é consenso entre eles. Vou explicar com maiores detalhes.
 São diversos os fatores que influenciarão nesse crescimento assustador da desigualdade social no futuro. Dentre eles, podemos destacar: a falta de educação financeira da maioria da população, o aumento do desemprego causado pela robotização da mão-de-obra barata e o aumento da população idosa e das aposentadorias. Desses 3 fatores, eu gostaria de destacar como principal fator a falta de educação financeira da grande maioria das pessoas. Essa carência é o que os tornam reféns dos grandes bancos e das grandes empresas de consumo. Por isso aquele velho ditado continua verdadeiro: o rico fica cada vez mais rico e o pobre fica cada vez mais pobre. Com o aumento da concentração de patrimônio e renda nas mãos dos bilionários e dos multimilionários e a consequente diminuição de renda dos mais pobres, muitos especialistas já vislumbram no futuro um “Bolsa Família Mundial”. O aumento do desemprego (mesmo que temporário) em virtude da robotização e o aumento dos gastos públicos com aposentadorias também aumentarão a concentração de renda caso políticas públicas que combatam essa distorção social não sejam implementadas pelos países. Baseando-se no retrospecto histórico de políticas públicas nas últimas décadas em alguns países, podemos concluir que a desigualdade inevitavelmente vai aumentar.
  Para aqueles leitores que se interessam sobre o assunto, eu recomendo ler alguns livros do autor Thomas Piketty (já ouviram falar nele?). Sugiro ao leitor filtrar alguns trechos com viés ideológico e procurar também ler outros livros que tratem sobre o tema, mas com uma outra perspectiva (sem tanto viés, entendeu?). Seguem abaixo os livros:






Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário