sábado, 22 de junho de 2019

Tutorial para iniciantes


Olá pessoal,

  Hoje irei fazer uma espécie de tutorial para iniciantes, mas não aqueles iniciantes que já estão começando a investir em renda variável, mas sim aqueles que estão saindo das dívidas, criando o hábito de poupar uma parte da renda mensal, mas ainda não tem ideia de como começar. Lembrando que o investidor iniciante não precisa necessariamente seguir à risca esse tutorial. Ele é apenas uma forma de começar a se educar financeiramente para que assim o iniciante se sinta mais a vontade para avançar nos investimentos.
  Apenas lembrando que já escrevi um artigo aqui no blog intitulado “Conhecimento, o maior investimento de todos!”, publicado em agosto de 2018 (confiram), onde eu mostrei algumas dicas para os investidores, como uma espécie de tutorial. Mas não sei se aqueles iniciantes que não tem a mínima ideia de como começar, sem uma certa bagagem de educação financeira, conseguiram entender o conteúdo de alguns canais na internet. Portanto, neste artigo vou procurar focar mais naqueles canais para quem está no básico do básico. Conforme falei nesse artigo publicado em agosto de 2018, o site Clube dos Poupadores é o melhor conteúdo que eu já encontrei na internet para quem está iniciando. Aconselho a ler diariamente pelo menos um artigo do site, começando pelo assunto Educação Financeira. Com o tempo pode ir avançando na leitura de artigos sobre assuntos mais “complexos”. É importante que o iniciante tire as lições após a leitura de cada artigo, podendo até registrar em um arquivo no computador ou em uma agenda ou caderno de anotações, e aplique-as na sua vida. O autor do site, Leandro Ávila, sempre se mostrou muito prestativo e atencioso com os seus leitores, respondendo dúvidas, seja através de e-mail ou através de comentários nos artigos. O site é gratuito, você não paga nada para ter acesso aos artigos de excelente qualidade. Leandro também escreve livros e os vende no seu site a preços acessíveis. Portanto, procurem explorar ao máximo esse projeto de vida do grande Leandro Ávila (sou fã dele). Para quem quer ter mais de uma referência, pode também ler alguns livros, como os do Gustavo Cerbasi, apesar de não considera-lo um educador financeiro, mas sim um consultor financeiro (crítica pessoal). Portanto, o iniciante só terá condições de “filtrar” algumas informações contidas nos livros de Cerbasi após adquirir referências com o Clube dos Poupadores. Outra sugestão de autor de livros seria Natália Arcuri, que já tem uma pegada bem mais informal, mas tem um conteúdo de excelente qualidade. Confesso que nunca li um livro dela, mas a minha mãe está lendo o livro Me Poupe e está gostando muito. Considero-a uma educadora financeira assim como o Leandro Ávila, mas não do mesmo quilate. Após a leitura e compreensão dos conteúdos de todos esses canais, ou seja, quando o iniciante já tiver um pouco de educação financeira, sugiro ler o livro Pai Rico Pai Pobre, do autor norte-americano Robert Kiyosaki. Já falei também desse livro, tanto nesse mesmo artigo como em um artigo específico sobre ele publicado logo em seguida, em agosto de 2018 (confiram). É um livro que dispensa maiores comentários, sendo de suma importância para a educação financeira do investidor. Ele derruba crenças, valores e conceitos sobre dinheiro e trabalho que são arraigados desde a nossa infância, transformando toda uma vida.



  Eu poderia continuar falando aqui sobre vários outros sites, livros e cursos sobre investimentos, mas ficaria muito cansativo. Meu objetivo neste artigo é fornecer uma diretriz, um norte, um caminho, para que o iniciante possa obter êxito na sua caminhada e não cometer os mesmos erros que eu cometi ao longo da minha ainda curta caminhada.

Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário