sábado, 29 de junho de 2019

Livro O Poder do Subconsciente, do autor Dr. Joseph Murphy




Olá pessoal,

  Hoje irei falar sobre esse livro muito interessante, chamado O Poder do Subconsciente, do autor Joseph Murphy, considerado um dos livros mais populares de auto-ajuda já escritos. Mas aí você pode se perguntar o que tem a ver um livro de auto-ajuda com os meus investimentos, e eu te respondo: muita coisa a ver. Vou explicar trazendo aqui alguns trechos do livro.
  No capítulo 3 “O poder milagroso de seu subconsciente”, ele afirma o seguinte: Em toda natureza você vai encontrar a lei da ação e reação, de repouso e movimento. As duas têm que se contrabalançar, e, quando isso ocorre, há harmonia e equilíbrio. Você está aqui para deixar que o princípio da vida flua rítmica e harmoniosamente em sua pessoa. O que entra e o que sai devem ser iguais. Gravação e impressão devem ser idênticas. Toda sua frustração tem por origem desejos insatisfeitos. O que ele quer dizer? Se você, investidor, ainda possui crenças, valores e conceitos em relação a dinheiro e prosperidade que te condicionam a permanecer na pobreza ou endividado, de nada vai adiantar formatar uma carteira de investimentos. Nem comece. Se você ainda pensa que todo rico é ganancioso, que dinheiro é a raiz de todo o mal, que “avareza” (termo pejorativo para frugalidade) é pecado e que o normal é gastar mais do que o que ganha e não o contrário, sinto muito lhe dizer, mas você nunca será rico, próspero ou independente financeiramente. Se você investe para ter um “complemento” na sua aposentadoria para te ajudar a pagar as contas, mas ainda possui essas crenças limitantes, você não conseguirá atingir nem esse objetivo, porque com o tempo você não dará a devida importância e perderá o foco e a disciplina. E por quê? Porque vontade é tudo. O segredo do sucesso está dentro de você, na sua mente, e não fora. Portanto, não vá nessa onda da igreja apostólica romana que prega “é mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”. O dinheiro não é a raiz de todas as mazelas, mas sim as atitudes dos “ricos” mesquinhos e gananciosos. Você pode fazer coisas maravilhosas com o dinheiro e até se tornar uma pessoa melhor do que era antes. Você pode até desejar apenas se tornar independente financeiramente, ou até mesmo não investir por não gostar, mas ganhar dinheiro somente trabalhando. Ainda assim, se tiver as crenças limitantes, continuará “escravo” do dinheiro.
  No capítulo 9 “Como usar o poder de seu subconsciente para adquirir riqueza”, ele fala sobre a inveja: É devastador abrigar pensamentos de inveja, porque o fato coloca-o em uma posição negativa. E por isso mesmo a riqueza corre para longe e não para perto de você. Se você fica aborrecido ou irritado com a prosperidade ou a riqueza de outra pessoa, diga imediatamente que lhe deseja a maior riqueza possível. Dessa maneira, você neutralizará os pensamentos negativos e fará com que a riqueza flua em sua direção, de acordo com a lei do subconsciente. Esse trecho, em minha opinião, é o que explica o principal obstáculo para o investidor, a lacuna comportamental, que é a necessidade de comparar a sua grama com a grama do vizinho. A grama do vizinho sempre é mais verde, não é verdade? Essa necessidade é o que faz o investidor ter pressa para alcançar o seu objetivo, aumentando demasiadamente o risco da carteira ou assumindo uma posição ativa que não é sua, pois não foi talhado para tal. E também é o que faz qualquer pessoa desaforar o dinheiro, numa busca incessante em mostrar ao vizinho que é mais rico, mesmo que para isso tenha que se endividar. Não existe ditado mais certo do que esse, “dinheiro não leva desaforo para casa”. E a maioria das pessoas somente percebe isso a duras penas, infelizmente.   
  Também merecem uma menção honrosa os capítulos 10 “Seu direito de ser rico” e 11 “A mente subconsciente como sócia em seu sucesso”. Neles você encontrará vários trechos que corroboram os trechos anteriormente citados, talvez sendo os capítulos mais importantes para o investidor. Já no capítulo 12 “Como cientistas usam a mente subconsciente”, o autor afirma: Ao buscar orientação, você simplesmente pensa na ação correta. Isso significa que usa a inteligência infinita existente na mente subconsciente a um ponto em que ela começa a agir por seu intermédio. Desse instante em diante, seu curso de ação é dirigido e controlado pela sabedoria interior residente em você, que tudo sabe e é onipotente. Suas decisões serão corretas. Só poderá haver ação correta porque você está sob uma compulsão subjetiva para fazer a coisa certa. Uso a palavra compulsão porque a lei do subconsciente é compulsória. Apesar de nesse capítulo o autor do livro focar no uso da mente subconsciente pelos cientistas, esse trecho vale também para os investidores, no momento em que ele fala de compulsão, não no sentido mais pejorativo do termo, quando nos referimos à compulsão por comida, drogas, compras, mas sim no sentido de ter uma paixão por algo construtivo, como pesquisar e investir. Quanto mais o investidor for apaixonado pelo universo dos investimentos, mais sucesso ele obterá. Se o investidor puder ler, ouvir ou assistir qualquer assunto relacionado a investimento todo santo dia, durante vários minutos espaçados ao longo do dia, mais preparado e bem talhado ele ficará para ter sucesso nessa empreitada.
  Mas a mensagem mais importante transmitida pelo livro é nunca perder a fé naquilo em que você acredita. Investir, como qualquer outra coisa na vida, também é um ato de fé. Aliás, dizem os sábios que viver já é um ato de coragem. Então faça valer a pena, tenha coragem para se arriscar e construir o teu legado, a tua obra, aquilo para o qual você nasceu!

Abraços,
Seja Independente



Nenhum comentário:

Postar um comentário