sábado, 25 de maio de 2019

Não superestime as suas competências!


Olá pessoal,

  Hoje irei escrever quase que uma autocrítica sobre a minha conduta como investidor e que vale como uma dica preciosa para todos os investidores iniciantes como eu. É essencial não apenas reconhecer o seu círculo de competência, mas também não superestimá-lo. Vou explicar com maiores detalhes essa dica. O que quer dizer exatamente círculo de competência? É o nível de competência que você possui para exercer determinadas profissões, funções, atividades, hobbies e afins. É de suma importância que o indivíduo tenha a humildade para reconhecer as limitações de suas competências e agir como tal. Caso contrário, sofrerá as graves consequências de uma má conduta fora do seu círculo de competência.



  No meu caso em particular, o que foi que aconteceu? No início da minha formação de carteira, deixei a empolgação, a ansiedade e a ganância tomarem conta da minha conduta e me expus demais às ações, sem uma diversificação adequada em outras classes de ativos. Após analisar algumas empresas, achei que tivesse a mesma capacidade de análise dos melhores analistas do país e, sendo assim, investi somas relevantes em algumas ações, achando que estava fazendo um ótimo negócio, mas sem enxergar os riscos. Ora, se até mesmo para os melhores analistas ainda é difícil, avalie para os amadores. Já assisti vários vídeos no youtube de educadores financeiros, alguns analistas profissionais, outros não (apenas entendidos no assunto), sobre alguns ativos polêmicos, como é o caso da Cielo, onde cada um tinha a sua opinião a respeito. Uns alegavam que a Cielo tinha perdido os seus fundamentos (a maioria), e outros não. Percebam que até para quem é profissional mesmo e entende do assunto há vários anos é difícil ter um entendimento pacífico, sem ressalvas, sem entrelinhas, sem detalhes, sem vieses.



  É importante lembrar aos colegas que por mais que vários livros tenham sido lidos e recursos financeiros tenham sido recebidos para aportar, o mais importante é estudar e ir começando aos poucos, investindo mais em renda fixa com liquidez (tesouro Selic), em algumas ações no mercado FRACIONÁRIO e em pequenas cotas de fundos imobiliários. À medida que o tempo de estudo for aumentando e a bagagem de conhecimento for crescendo, é hora de aprender a balancear/calibrar a carteira, investindo mais em alguns ativos e menos em outros. Mas ainda assim com muita parcimônia, investindo recursos miúdos. Também aconselho a se preocupar mais em formar uma reserva de emergência nessa fase, principalmente para quem pretende ter filhos, mas ainda não tem.
  Enfim, estou tendo algumas dificuldades agora para calibrar a minha carteira. Nada que seja grave, mas que requer um pouco mais de cuidado. Como eu disse antes, esse artigo serve como uma autocrítica e também como uma dica valiosa para aqueles que estão começando a investir. O mais importante é nunca deixar de aprender, reconhecer os erros e aprender com eles e continuar levando consigo todas as lições aprendidas ao longo do caminho.

Grande abraço a todos,
Seja Independente


Nenhum comentário:

Postar um comentário