sábado, 20 de outubro de 2018

Longevidade e Juros Compostos: uma combinação perfeita!


Olá pessoal,

  No artigo de hoje falarei sobre um assunto bem interessante para quem está começando a investir e que com certeza vai servir de motivação para continuar investindo no longo prazo: a combinação perfeita da longevidade com os juros compostos. Muitos podem estar achando estranho esse título, mas eu vou explicar tentando ser o mais didático possível.
  Muitos já devem saber o efeito milagroso dos juros compostos nos investimentos, gerando verdadeiras fortunas para quem sabe investir ao longo do tempo. Pois bem, esse efeito só acontece se o investidor se mantiver vivo por muito tempo enquanto os investimentos crescem exponencialmente, isso porque o fator multiplicador (1 + i) é elevado à potência pelo número de anos do investimento. Sendo assim, quanto mais tempo o investidor levar para resgatar em vida aquele investimento, maior será o montante ao final do período. Para que se possa ter uma ideia da dimensão do efeito dos juros compostos, pesquise no Google sobre a fábula educacional do xadrez e a função exponencial, contada no livro “O homem que calculava”, do autor Júlio César de Melo e Sousa (pseudônimo Malba Tahan). Acredito que após ler a fábula muitos irão se surpreender com o resultado, assim como eu também fiquei. Mas óbvio que, na prática, ninguém investe durante 64 anos sem consumir boa parte dos rendimentos e do principal (uma parte do principal pode ser doada ou herdada), pois seria loucura. O autor quis apenas mostrar o quão poderosa é a força dos juros compostos. Como dizia o autor da teoria da relatividade Albert Einstein: “Os juros compostos é a força mais poderosa do universo”.




  Acredito que agora você deve estar começando a entender a importância da longevidade para aqueles indivíduos, que assim como eu, se dedicam aos investimentos. Por isso é importante manter hábitos saudáveis, como dieta balanceada e atividade física regular. Muitos podem questionar essa tese alegando que um indivíduo pode ter hábitos nocivos ao longo da vida, como dieta inadequada, alcoolismo e tabagismo, mas pode ter uma boa genética e sendo assim sobrepujar os efeitos que abreviam a longevidade. Mas muitas pessoas também se esquecem de que não adianta apenas viver muito. Também é necessário ter qualidade de vida ao longo da jornada da vida, pois os hábitos nocivos tendem a causar doenças de todo tipo, gerando gastos extras com saúde, como consultas médicas frequentes, tratamentos e exames caros, remédios caros e etc., diminuindo a capacidade daquele investidor de fazer os aportes necessários. Sem contar que algumas pessoas possuem algum problema de saúde crônico, como alergia, hipertensão, diabetes tipos I e II, insuficiência renal, hemofilia e etc., além das infecções comuns a todas as pessoas que nos acometem ao menos uma vez na vida. Também vale lembrar aqui que nunca antes na história da humanidade o ser humano conseguiu uma expectativa de vida tão alta como a da atualidade, sem contar a crescente taxa de natalidade em alguns continentes como a África e a Ásia. Consequentemente, o número de habitantes no nosso planeta tende a aumentar substancialmente nas próximas décadas. E isso demanda muitos gastos com saúde ao redor do mundo. E sabemos que nem todo ser humano nasce para cuidar da saúde dos outros. Sendo assim, a tendência é que os gastos com saúde inflacionem ao longo do tempo. Por isso é tão importante cuidar da saúde se prevenindo ao invés de se remediar constantemente.
  Existem vários exemplos de investidores que são a prova viva de que os juros compostos é a força mais poderosa do universo. O exemplo mais conhecido no mundo é o do megainvestidor norte-americano Warren Buffett. Sua fortuna está hoje avaliada em US$ 72,5 BILHÕES. Começou a investir em ações aos 11 anos de idade em 1942 e desde então não parou de investir. Por isso, a maior parte de sua riqueza, cerca de 94% dela, foi obtida somente após Warren passar dos 60 anos de idade, justamente devido ao efeito dos juros compostos.


Warren Buffett
   Enfim, exemplos não faltam, poderia passar um dia inteiro dando outros exemplos neste artigo, mas por questão de economicidade citei apenas o caso do vovô bilionário Warren Buffett, por ser o mais conhecido. Por isso sempre recomendo que o investidor nunca desista ao longo da caminhada, mesmo sendo cansativo e chato. Costumam dizer que o investimento de longo prazo é como uma maratona de 40 km e não uma corrida de 100 m. Paciência e disciplina são fundamentais para atingir os seus objetivos.




  Espero ter contribuído mais uma vez para a comunidade de investidores com esse artigo motivacional. Bons estudos e bons investimentos!

Abraços,
Seja Independente
 

                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário