sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Livro Pai Rico Pai Pobre, do autor Robert Kiyosaki



  




   Olá pessoal,

  Conforme prometido no último artigo, irei falar um pouco sobre o Livro Pai Rico Pai Pobre, do autor norte-americano Robert Kiyosaki. Vou explicar aqui neste artigo o motivo pelo qual eu disse que se o investidor tiver que ler apenas um livro sobre investimentos em toda sua vida, que seja esse.
  Pois bem, esse livro serve para todos os perfis de investidores, do mais conservador ao mais agressivo. Para entender melhor vou fazer uma analogia: um profissional de qualquer área ou um atleta de qualquer modalidade esportiva precisa possuir um embasamento teórico bem sedimentado para que assim possa evoluir ao longo de sua carreira. Quando o profissional ou atleta não possui esse embasamento, ele não consegue desempenhar a sua atividade com eficiência e exatidão, ou como diz aquele ditado popular: “fica mais perdido do que cego em tiroteio”. É por isso que vemos tantas pessoas perdendo muito dinheiro em investimentos arriscados, sem saber o que está fazendo. Na verdade essas pessoas não estão investindo, mas sim especulando.
  Por isso a leitura desse best-seller internacional é tão importante para o investidor iniciante, pois ele explica conceitos básicos relacionados ao dinheiro, desmistificando mitos e mostrando verdades. Sendo assim, o livro muda totalmente o mindset do investidor e abre para ele um mundo de possibilidades que antes não conseguia enxergar. Mesmo que o investidor seja conservador e invista quase todo o patrimônio em renda fixa, o livro também servirá na medida em que as crenças limitantes de enriquecimento forem sendo eliminadas de sua mente. Por se tratar de um livro com um propósito diferente dos demais, mais voltado para a formação básica do investidor, ele se torna fundamental, mesmo tendo sido escrito numa realidade diferente da nossa (realidade norte-americana).
  Pelo fato de existir várias versões diferentes do livro (mesmo sem fugir do tema central) e para que o artigo não fique muito extenso e cansativo, não entrarei nos mínimos detalhes, prefiro que o colega investidor leia e absorva os ensinamentos por si próprio. Mas eu tentarei esmiuçar em um pouco mais de detalhes a questão central dessa obra: todo e qualquer investidor que deseje se tornar rico necessita de educação financeira. Porém, ela não é ensinada no sistema tradicional de ensino. O que o autor quer dizer com isso? Ele quer dizer que as escolas tradicionais continuam formando profissionais para o mercado de trabalho, ou seja, da mesma forma que faziam na Era Industrial. Há várias gerações, os alunos aprendem desde cedo que devem estudar para ingressar numa faculdade, conseguir um diploma e arranjar um emprego numa empresa que garanta todos os benefícios e uma aposentadoria digna na velhice. Porém, o autor ressalta que desde o início da década de 90 saímos da Era Industrial e entramos na Era Informacional, onde um diploma e um emprego não são mais garantias de uma vida rica e próspera.



  Eu até gostaria de sugerir ao colega investidor que explore o site do Clube dos Poupadores antes e depois de ler o livro. Em vários artigos, Leandro Ávila (criador do site) cita alguns trechos do livro e explica o verdadeiro significado de cada um deles. É importante ressaltar que o investidor deve não apenas ler, mas também refletir a respeito de cada ensinamento e ter a consciência de que precisa colocar em prática tudo o que for aprendido nele para alcançar os seus objetivos. Acredito que seja um ótimo investimento por se tratar de um produto de alto valor vendido a um preço baixo. Nesse momento em que estou escrevendo, ele está sendo vendido na Amazon por R$57,99 sem o frete. Na Saraiva, por R$41,90 sem o frete. Se aceitarmos o fato de que um livro como esse pode mudar as nossas vidas, esse valor no final das contas se torna irrelevante.
  Espero ter contribuído mais uma vez para a comunidade de investidores e desejo uma excelente leitura para todos. Bons estudos e bons investimentos!

Abraços,
Seja Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário