quinta-feira, 12 de julho de 2018

Renda Fixa e a Inflação


Olá pessoal,



  Neste artigo vou falar sobre um tema que eu considero de suma importância para a formação de qualquer investidor, a renda fixa e a sua correlação com a inflação. Considero esse tema de suma importância pelo fato de influenciar diretamente na alocação dos ativos que compõem uma carteira.
  Na minha opinião pessoal, após o estudo aprofundado desse tema é que o investidor decidirá qual é o seu verdadeiro perfil, se será conservador ou arrojado. Digo isso porque acredito que a meta principal de todo e qualquer investidor é formatar uma carteira de investimentos que consiga obter uma rentabilidade real acima da inflação no longo prazo (carteira previdenciária, como diz Luiz Barsi Filho). Em outras palavras, é o tema que definirá se o investidor deseja: 1) encarar os seus investimentos como uma fonte de renda passiva que irá sustentá-lo após a sua renda ativa fruto do seu trabalho não mais conseguir prover as suas necessidades, seja pelo fato do investidor não mais desejar trabalhar ou pelo fato do mesmo não ter mais condições físicas e mentais para o labor; ou 2) encarar os seus investimentos como um complemento para a sua aposentadoria, como uma fonte de renda secundária que tem a função de proporcionar segurança para o indivíduo caso a sua principal fonte de renda tenha problemas.
   A renda fixa, como todos nós sabemos, se trata basicamente de um empréstimo que o investidor concede a um governo ou a uma instituição financeira por um prazo determinado e atrelada a um índice de preço. E com a variação do índice é que temos a taxa de inflação. Para calcular o índice de preço, é necessário escolher o público-alvo, a cesta de bens e serviços típicos deste público-alvo, a fórmula de cálculo, a periodicidade da coleta de dados e a revisão da amostra. O indicador de inflação oficial do Brasil, como bem sabemos, é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Ele é calculado pelo IBGE e agrega famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. Existem outros índices de preço no Brasil, como o IGP-M e o INCC, mas vamos nos ater ao IPCA, que por ser o indicador oficial é o IP mais utilizado na indexação dos instrumentos de renda fixa. Por exemplo, os títulos públicos pós-fixados ofertados pelo Tesouro Direto são atrelados ao IPCA assim como alguns CDB de bancos e debêntures de empresas privadas. Existem também os títulos públicos prefixados, mas ainda assim o IPCA é considerado no cálculo da taxa prefixada desses títulos. O IPCA ainda serve de parâmetro para a definição da taxa Selic determinada pelo Banco Central. A taxa Selic, por sua vez, determinará a taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é a taxa de juros praticada pelos bancos nas operações financeiras. Resumindo, o IPCA é o índice que praticamente “precifica” toda a economia do país.




   Pois bem, tomando por base o IPCA, podemos nos aprofundar no estudo da renda fixa sob uma ótica mais analítica. O IPCA, por ser baseado numa amostra de dados coletados em um determinado período, representa uma média, correto? A média de preços dos bens e serviços típicos de um público-alvo de uma determinada região. Portanto, podemos concluir que cada cidadão brasileiro, trabalhador e pai de família, tem o seu “próprio IPCA”, ou seja, naquele determinado período ele consumiu determinados bens e serviços, uns em maior quantidade e outros em menor quantidade. Até aí tudo certo ok? Mas aí você me pergunta o que isso tem a ver com os seus investimentos e eu te respondo: isso tem TUDO a ver com os seus investimentos. Vamos exemplificar um pouco para facilitar o nosso entendimento: Uma casal de classe média baixa, ambos funcionários públicos do Estado ondem residem, tem três filhos pequenos e moram em um apartamento alugado. O casal também investe por conta própria e tem uma conta conjunta numa corretora. A carteira de investimentos de longo prazo do casal é composta por 90% de renda fixa (basicamente títulos públicos atrelados ao IPCA) e 10% de renda variável (ações e fundos imobiliários), pois são muito conservadores. O casal sabe que o maior investimento que podem fazer pelos filhos é dar-lhes uma boa educação. Portanto, decidem investir pesadamente na educação dos três filhos até a pós-graduação de cada um. Eles também arcam mensalmente com plano de saúde da família, com o aluguel do apartamento e com as despesas de um veículo financiado. Ao longo de 30 anos, devido a sucessivas crises financeiras pela qual o país passou (baseando-se no fato que o Brasil é um país historicamente instável), o casal de funcionários públicos não tiveram os reajustes necessários para repor as perdas inflacionárias do período. Além disso, nesse período de 30 anos a inflação dos serviços educacionais aumentou muito acima do IPCA acumulado do período e a inflação dos serviços de saúde, por sua vez, aumentou um pouco acima. Os outros bens e serviços se mantiveram estáveis, em linha com o IPCA acumulado do período. Por mais organizado que o casal tenha sido com o orçamento familiar no período, dificilmente eles conseguiram evitar a contratação de empréstimos bancários para poder manter os filhos na escola e arcar com o plano de saúde e outras despesas, caso a reserva de emergência tenha sido insuficiente (e sabemos que na maioria dos casos é insuficiente mesmo).





  Diante do exemplo apresentado, podemos concluir que a carteira de investimentos do casal provavelmente não conseguiu atingir o seu objetivo, que é render em termos reais bem acima da inflação, pois a maior parte da carteira esteve atrelada ao IPCA do período. Na melhor das hipóteses a carteira empatou com o IPCA, ou seja, rendeu entre 0,5% e 1% acima da inflação. Há quem questione essa minha teoria pelo fato do casal ter direito a receber uma aposentadoria vitalícia do Estado, após anos contribuindo para o RPPS (Regime Próprio Previdenciário). Acredito que seja do conhecimento da maioria dos investidores que a Previdência Social, em especial a previdência do funcionalismo público, é uma verdadeira bomba-relógio. Acredito que seja do conhecimento de todos também que a reforma da previdência é uma medida bastante impopular (e o motivo nós já sabemos), e por isso os governos futuros terão bastante dificuldade para aprovar as “minirreformas da previdência” no Congresso Nacional. Além disso, o casal sofrerá um aumento estrondoso dos bens e serviços de saúde, como os planos de saúde e os remédios. Aliás, por falar em planos de saúde, particularmente acredito que sofrerão uma mudança drástica nos seus serviços de cobertura, deixando de cobrir serviços básicos como consultas e exames, restando apenas os serviços de alta complexidade, como cirurgias e internações hospitalares. Existe até a possibilidade de haver uma diminuição dos custos dos planos e das consultas e exames nas redes particulares de saúde, caso haja uma regulação pela ANS (Agência Nacional de Saúde). Mas enfim, não sabemos o que irá acontecer. Mas voltando ao centro da questão, há ainda quem questione essa minha teoria pelo fato de que existe a possibilidade do pai de família aumentar exponencialmente a sua renda ao longo da sua vida laboral, seja sendo um empregado bem remunerado na iniciativa privada, um autônomo que se recicla frequentemente, ou um empresário bem-sucedido. Mas vale lembrar que essa não é a regra. Muitas pessoas ficarão desempregadas por alguns períodos por mais capacitadas que sejam, muitos autônomos perderão clientes para outros concorrentes mais reciclados, e muitas empresas irão falir por mais que os seus proprietários sejam resilientes. Portanto, o cidadão médio que decidir se tornar um investidor terá que se arriscar um pouco mais na renda variável para ter uma rentabilidade bem acima da inflação acumulada do período, de forma garantida.




  Mas eu gostaria de lembrar ao colega investidor que não estou tentando convencê-lo a excluir totalmente a renda fixa da sua carteira de investimentos. Pelo contrário, a renda fixa deve constar obrigatoriamente na sua carteira, servindo como amortecedor do risco sistêmico que está presente em toda e qualquer carteira de investimentos. Em relação ao percentual ideal da carteira alocado em renda fixa, isso varia muito com o perfil do investidor. Além do perfil, acredito que varia muito também com outros fatores pessoais do investidor, como o tipo de ocupação (empregado de empresa privada, funcionário público, autônomo e empresário), a idade, a quantidade de dependentes, entre outros.
   Para finalizar, vale lembrar aquela famosa expressão proferida pelo megainvestidor brasileiro Luiz Barsi Filho: “Costumo chamar a renda fixa de perda fixa”. Ao proferir essa expressão, Luiz Barsi não teve a intenção de induzir o investidor leigo e iniciante a excluir a renda fixa integralmente da sua carteira, mas sim de aconselhar o investidor a não alocar a maior parte de sua carteira previdenciária em renda fixa, pelos motivos já expostos neste artigo. No meu humilde ponto de vista, o investidor mais conservador que encare os investimentos como uma futura renda secundária terá muito sucesso na sua empreitada alocando metade em renda fixa e metade em renda variável, pois assim ele terá grandes chances de obter um retorno real um pouco acima da inflação. Já para aquele investidor mais agressivo, que gosta de estudar as empresas listadas na bolsa, tem boas noções de contabilidade e economia, e sabe administrar os riscos (tem estômago), sugiro alocar a maior parte em renda variável, sempre diversificando ao máximo os ativos na medida em que o seu conhecimento ainda é pequeno. Por favor, não queira se comparar a Luiz Barsi Filho e muito menos a Warren Buffett, pois somos meros investidores mortais em relação a esses titãs. A humildade e a paciência são as qualidades mais importantes do investidor.
   Espero ter contribuído para a comunidade de investidores com esse artigo. Tenho consciência absoluta da minha pequenez como investidor, mas espero que esse blog ajude sempre cada vez mais os investidores iniciantes e também espero aprender muito com os outros investidores mais experientes que já tem blog de investimentos há muito mais tempo do que eu.

   Abraços,
   Seja Independente

2 comentários:

  1. eu nunca conheci alguém que saiu do zero e chegou na IF pela RF

    só isso pra mim, no âmbito pessoal define a RF para investimentos

    fora o fato de que falando de TD temos um risco gigantes de calote a cada ano que passa, já falei até sobre isso no blog e na época foi apedrejado pelos tesouretes, mas é isso aí, nada como um dia depois do outro pra te justificar

    ps. te adicionei na lista de blogs lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade VD, nada como o conhecimento para te fazer enxergar os fatos. Mas continue com o seu trabalho no blog que é muito importante para quem deseja conquistar as suas metas!

      Obrigado por me adicionar!

      Excluir